Qual a diferença entre um site e um blog?

Qual a diferença entre um site e um blog?
Negócios

14/06/2022

A diferença entre site e blog está no conteúdo, sendo o site focado em representar uma empresa e seus produtos e serviços, e o blog é repleto de artigos informativos e técnicos sempre atualizado. Essa é a principal diferença que você precisa entender na hora de criar seu projeto online.
Vamos falar sobre a diferença desses fatores, onde podemos expandir o nosso conhecimento.

Qual é a diferença entre um site e blog?

Um site reúne informações sobre uma empresa, além de trazer funcionalidades de acordo com o escopo de negócio. Por exemplo: um site corporativo pode simplesmente trazer informações sobre o negócio distribuídas entre os seguintes itens do menu:

  • quem somos;
  • produto ou serviços;
  • missão, visão e valores;
  • contato.

um negócio que também opere na internet por meio de um e-commerce também disponibiliza no site seus produtos para que os usuários possam comprá-lo sem a necessidade de falar com um vendedor ou consultor.
Em suma, o site é como se fosse o cartão virtual de uma empresa, por meio do qual as pessoas possam conhecê-la melhor e entender quais são suas ofertas.
Em contrapartida, um blog tem outra proposta: levar ao público conteúdos sobre um determinado assunto ou nicho de atuação (no caso de blogs corporativos). Por isso, empresas não costumam falar unicamente de seus produtos ou serviços nas postagens e sim sobre assuntos relacionados à sua área e que são de interesse do público.
Por exemplo: uma agência de viagens que vende pacotes de turismo, em vez de falar sobre suas promoções, pode escrever a respeito dos melhores lugares para viajar, roteiros para fazer uma viagem em família, como emitir passaporte, dicas para arrumar mala, etc.
E isso faz com que qualquer pessoa perceba, ao fazer uma busca online, se caiu num site ou blog a partir do teor dos conteúdos que podem ser, prioritariamente, topo ou meio de funil (no caso de blogs) ou fundo de funil (no caso de sites).

3 Diferenças Entre Site e Blog

 1- Comunicação Institucional x Pessoal

Um site pede uma comunicação mais institucional sobre quem é a empresa, valores e missão, e sobre seus principais serviços e produtos. Isso deve ser feito com uma abordagem muito profissional, ainda que você queira ter uma empresa “cool”, não esqueça que esse é um canal para representar sua empresa no mercado.

O blog já permite uma comunicação mais leve, um toque do editor e até uma conversa entre você e o leitor, bem como estamos fazendo agora, entendeu? Contanto que seja informação relevante, use o blog para humanizar mais e mais a sua comunicação.

2- Intervalo de Atualizações Diferenciados

Um site pode ser considerado mais estático, uma vez que publicado as atualizações só acontecem caso haja alteração no produto ou alterações no texto. Não demanda atualizações constantes.

O blog deve ser atualizado constantemente. Isso quer dizer duas coisas: receber conteúdos novos com periodicidade (todo dia, toda semana, todo mês). E passar por atualizações de conteúdos que informam como utilizar determinado aplicativo por exemplo.

3-Objetivos Diferentes

Um site é para representar sua ideia de empresa, de ecommerce ou até mesmo seu portfólio online. Veja nossas ideias para você criar um site. Em um site você deve ter páginas como Contato, Sobre, entre outras que você pode aprofundar mais aqui, se essa for sua escolha.

Um blog, como já mencionamos acima, abre espaço para expor suas opiniões. Ou seja, caso você queira relatar suas experiências de viagem ou suas aventuras com novas receitas na cozinha, um blog é a solução ideal para você. Ali você pode organizar seus artigos por categorias, por tags e colocar em ordem cronológica, se for melhor para seu negócio e seu público.

Conclusão

Agora que você sabe a diferença entre sites e blog, já parou para pensar se é possível ter os dois? É sim, mas isso não quer dizer que você precisa dos dois. Ou não por enquanto.

Avalie qual sua ideia de projeto online e se realmente precisa de um site e de um blog.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...