O Que é comunicação e mídia?

O Que é comunicação e mídia?
Negócios

13/04/2022

As mídias digitais são todo o tipo de mídia, como por exemplo vídeos, animações, séries e jogos, disponibilizadas no meio digital. A área de comunicação em mídias digitais tem ganhado muito espaço nos últimos anos, por conta do crescimento da comunicação nesses canais. Se você tem afinidade com esse trabalho, saiba que é possível dar o primeiro passo com um curso de Comunicação em Mídias Digitais. Ou ainda aproveitar conhecimentos de outros cursos para atuar na área.

Na língua portuguesa, o termo “mídia” se originou a partir do inglês media, a versão simplificada de mass media, que consiste justamente na expressão utilizada para se referir aos meios de comunicação em massa.

Porém, principalmente após o advento da internet, a mídia passa a ser mais heterogênea, pautando assuntos que não são de interesse exclusivo das grandes empresas de comunicação ligadas ao governo, por exemplo.

Com a chamada “mídia alternativa”, assuntos que outrora eram ignorados pelos mass media passam a ser discutidos nas plataformas online, principalmente através das redes sociais.

Tipos de mídia

Atualmente, os comunicólogos dividem os tipos de mídia em duas principais categoriais: analógico e digital / eletrônico.

A principal diferença entre ambos os modelos é a possibilidade do feedback através da mídia digital, presente na internet, por exemplo.

Na mídia analógica (ou também conhecida como “mídia tradicional”), o processo de comunicação é unilateral, ficando o receptor incapacitado de responder ou interagir com a informação ou conteúdo que recebe.

Mídias sociais

A mídia digital se desenvolveu com o advento da internet, facilitando a troca de informações entre os produtores midiáticos e os receptores, além de possibilitar algo inédito e revolucionário na comunicação: a interação instantânea entre ambas as partes.

As redes sociais (também conhecidas por mídias sociais), como o Facebook, Twitter, Instagram e blogs, por exemplo, são, atualmente, os principais meios de comunicação digital existentes.

Existem muitas coisas dentro desse tema, vamos abordar muito esse assunto aqui no blog,continue acompanhando os nossos posts. 


 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...