Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho
Negócios

14/10/2022

O relacionamento interpessoal no trabalho é um dos principais agentes causadores de conflitos e problemas entre a força humana da empresa. 
Enquanto em nossos relacionamentos pessoais podemos escolher as pessoas com quem vamos nos relacionar no mundo corporativo, não temos essa liberdade de escolha. Por isso, o tema tende a ser delicado. 
Sabemos que o relacionamento interpessoal é uma competência de muito valor no mundo corporativo, por isso, separamos algumas dicas para desenvolver essa relação com maior facilidade, prezando, sempre, pela melhoria no ambiente de trabalho, criando uma equipe muito mais unida e harmônica. 

O que é relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal é, como o próprio nome sugere, a relação, a conexão, o vínculo entre duas ou mais pessoas. Essa relação pode acontecer em diferentes tipos de contexto, como familiar, corporativo, escolar, etc.
Para ser saudável e produtivo, em todos os contextos, o relacionamento interpessoal precisa ser positivo. No entanto, isso se define pelo modo como nos relacionamos.
Podemos dizer que o modo como nos relacionamos é altamente influenciado pela forma como percebemos a nós mesmos e aos outros.
Existe uma teoria que se propõe a compreender a forma como as pessoas se comportam em suas relações, chamada Análise Transacional.
Essa teoria defende que, a partir das polaridades eu/outros, ok/não ok, criamos convicções a respeito de nós e dos outros que afetam diretamente a forma como nos relacionamos com eles.

5 fases do relacionamento interpessoal

Em linhas gerais podemos dizer que o relacionamento interpessoal no trabalho possui 5 fases, são elas:

Aproximação: é durante ela que os colaboradores conhecerão os demais integrantes da equipe e identificam as suas principais características;
Construção: aqui, os funcionários já se conhecem e começam a conversar, construindo laços e uma relação mais consistente;
Continuação: é a fase de continuidade da relação. Aqui os colaboradores já se conhecem e interagem de maneira bem íntima, muitas vezes tendo momentos também fora do ambiente de trabalho;
Deterioração: essa fase que não acontece em todo relacionamento interpessoal no trabalho, mas é comum quando os conflitos começam a surgir. Resultando em problemas que precisam ser resolvidos pela gestão;
Finalização: acontece quando os conflitos acontecem em excesso, resultando na separação total dos indivíduos. 

Qual a importância para os resultados das empresas?

No ambiente corporativo, essas relações já são estudadas há algum tempo, uma vez que a análise da importância das pessoas e de um bom clima organizacional é fundamental para o sucesso das empresas. 

A ideia de que quanto melhor for a relação dos colaboradores maiores serão a capacidade produtiva e o atingimento de metas já é muito difundida no meio organizacional e, cada vez mais, tem se buscado seu fortalecimento, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas possibilidades.
Os líderes, gestores e o próprio setor de recursos humanos são fundamentais no momento de promover e preservar relacionamentos saudáveis nas empresas.


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