Como estimular a criatividade e inovação nos negócios?

Como estimular a criatividade e inovação nos negócios?
Negócios

18/02/2022

Criatividade e inovação são um forte diferencial competitivo para as empresas. Isso porque, atualmente, os negócios só conseguem evoluir se se diferenciam no mercado. Portanto, é fundamental contar com gestão de projetos e modelos de negócios que estimulem a criatividade e a inovação nas empresas.Além disso, os profissionais com competências nas áreas de creativity e innovation são bastante requisitados no mercado de trabalho, afinal, eles são capazes de direcionar a cultura da empresa à inovação, garantindo o sucesso e a competitividade do negócio.

Mas, afinal o que é criatividade?

Resumidamente, a criatividade é a capacidade de criar coisas. Consiste na capacidade de imaginar e idealizar em raciocínio conceitos novos ou repaginar conceitos já existentes.

Quem é criativo é livre, não havendo limitações ou exigências. Porém, exatamente porque é bastante livre, a criatividade pode não ser tão facilmente aplicada à realidade palpável. É nesse ponto que entra o conceito de inovação.

O que é inovação?

Inovação consiste em encontrar usos realistas para os insights obtidos na esfera da criatividade. Trocando por outras palavras, é pensar em formas palpáveis de usar as ideias no mundo real.

A ideia surge e a inovação existe para validar esse pensamento fora do convencional, tornando-o aplicável. Os passos seguintes ao nascimento da ideia como desenvolvimento de protótipos já se configuram em inovação.

Por que criatividade e inovação são importantes para as empresas?

O mercado atual é extremamente exigente e, dessa forma, é crucial que as empresas se diferenciem de suas concorrentes. As ferramentas para esse posicionamento diferenciado são justamente a criatividade e a inovação. Sendo assim, estimular a criatividade entre os colaboradores é determinante. Através das ideias criativas será possível chegar a resultados inovadores.

Como estimular a inovação em seu negócio

Tendo reconhecido o papel da criatividade no crescimento da empresa é fundamental saber como estimulá-la dentre os colaboradores. Confira a seguir 3 dicas pertinentes para que suas equipes atuem de forma mais criativa. 

Suspender o julgamento é fundamental para estimular a criatividade 

Um ambiente propício para novas ideias é aquele em que todas as ideias são bem-vindas e, principalmente, não são julgadas. Evite fazer suposições e teste as ideias sugeridas. É importante para que a equipe mantenha o pensamento criativo ativo. Podemos dizer que julgar menos e aceitar mais é uma condição para estimular um ambiente criativo.

O líder precisa equilibrar a sua posição de avaliador e planejador e a sua posição de guia da criatividade da equipe. O ideal é que o líder construa sua postura através do diálogo com seus liderados.

Converse para entender qual é a melhor forma de orientar sua equipe. Ambientes criativos são determinantes para que ideias inovadoras sejam construídas, permitindo que seu empreendimento chegue mais longe. 

Estimular a criatividade na empresa é essencial para alcançar o sucesso!


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...