Qual a importância do marketing pessoal na sua vida?

Qual a importância do marketing pessoal na sua vida?
Marketing

08/11/2022

Um bom marketing pessoal irá ajudar a desenvolver sua reputação profissional, colocando-o como uma autoridade sobre determinado tema. Irá também contribuir para atrair mais clientes para você, caso seja profissional de vendas ou autônomo, afinal se o seu nome torna-se conhecido, mais oportunidades aparecerão.
Existe uma máxima que diz que “quem não é visto, não é lembrado”, e isso tem tudo a ver com o marketing pessoal.
Destacar-se perante a multidão é uma tarefa desafiante, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que você ganhe destaque no seu setor de trabalho.
Isto é, ele faz com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos de forma permanente.
Não se trata somente de ganhar visibilidade a qualquer custo, mas sim em ajudar a construir uma imagem relevante e de autoridade.
Quer fazer um bom marketing pessoal e não sabe por onde começar? Listamos três dicas úteis e fáceis de como colocar em prática essa habilidade. Confira:

1 – Valorize a comunicação

Uma boa forma de comunicação é imprescindível para transmitir suas ideias de maneira eficiente e direta, para que não existam ruídos e informações mal interpretadas. Por isso, é preciso ser objetivo na hora de transmitir as informações, e saber identificar se o receptor/ouvinte compreendeu o que você disse.

2 – Criatividade e proatividade

Em uma empresa você poderá passar por situações em que precisará resolver algum problema sem a ajuda de outra pessoa. Por isso, seja proativo e encontre o problema antes que ele exista, se caso ele chegar a acontecer, seja criativo para encontrar a melhor solução para eliminá-lo. Depois de algum tempo, isso fará parte de sua rotina no ambiente de trabalho, e você terá que lidar com diferentes situações com criatividade e proatividade, independentemente de sua profissão.

3 – Cuide da aparência

A aparência adequada é fundamental para construir uma boa impressão à imagem pessoal. Hoje em dia, muitas empresas estão bem dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é fundamental reconhecer quando é necessário transmitir uma imagem profissional e pessoal adequada ao ambiente de trabalho. Além do vestuário, essa dica é válida também para o cuidado com os cabelos, maquiagem e acessórios. Lembre-se: sua imagem é o seu cartão de visitas.

4 - Enaltecendo suas reais qualidades

Na hora de colocar a mão na massa, nada de exagerar na dose. É preciso criar uma linguagem de transmissão, mas sem exceder-se na hora de apresentar seus conhecimentos. Esse cuidado é necessário especialmente na internet, pois muitos usam as redes sociais para maximizar suas qualidades e divulgar “propagandas enganosas” sobre si mesmos.

Porém, isso não tem nada de marketing pessoal, pois não é autêntico. Portanto, mantenha em mente que, na internet, todo cuidado é pouco. Em seu livro, Arruda também comenta que a reputação online dos profissionais está se tornando cada vez mais importante, às vezes até mais do que a offline.

Viu só? Investir em marketing pessoal é fundamental, e não há motivos para você ter receio de implementar essa estratégia agora mesmo. Em contrapartida, é muito importante saber quais informações passar, para não criar uma imagem falsa que possa vir a lhe prejudicar futuramente.


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