Quais os principais benefícios da mídia digital?

Quais os principais benefícios da mídia digital?
Marketing

25/04/2022

Geralmente, em uma estratégia de marketing, as ações são voltadas para obtenção de resultados mais expressivos. E apesar dos benefícios da mídia orgânica, a mídia paga sempre foi priorizada entre os profissionais do ramo. Isso porque, na prática, ela pode trazer resultados mais rápido no curto prazo.

Dentro das empresas, a utilização deste canal tem se tornado cada vez mais frequente. Logo, pensando em potencializar os resultados, seja com o objetivo de gerar mais tráfego, mais lead ou mais vendas, é preciso desenhar um plano de ação com custo direto. Assim, é possível ter resultados direcionados para o público-alvo.

O que é Mídia Digital?

Mídia Digital é toda comunicação feita através da Internet. Portanto, banners em sites, anúncios pagos feito através do Facebook, comerciais que antecedem vídeos no Youtube, Links Patrocinados e Anúncios feitos no Instagram, são alguns dos exemplos de Mídia Digital.

Gerar conteúdos para páginas, blogs e sites também fazem parte da Mídia Digital. Essa forma de trabalho de gerar conteúdo, tem como principal função em criar um relacionamento com os usuários, principalmente quando falamos de redes sociais.

Mídia Digital tem um enorme leque de funcionalidades, ferramentas e técnicas para divulgação de empresas ou marcas.

Afinal, o que é a mídia paga?

A mídia paga é uma comunicação feita pela empresa onde é investido diretamente um custo para a exposição da marca. Ou seja, são anúncios patrocinados que aumentam e impulsionam a visibilidade do serviço/produto. Dependendo do plano de ação desenvolvido, o objetivo pode variar de uma campanha para outra.

Na prática, o grande objetivo da mídia paga é gerar resultados em pouco tempo e atrair um maior número de usuários concluindo uma meta de conversão: seja um clique em um link, uma visita para o site ou até mesmo o preenchimento de um formulário .

Principais benefícios:

Resultados mais rápidos;

O primeiro benefício da mídia paga está no retorno instantâneo que a empresa pode ganhar. Ou seja, diferentemente do que é visto na mídia orgânica, na mídia paga, é possível obter retorno em poucas horas depois de colocar uma campanha no ar. 

Isso porque, com a mídia paga, quando alguém pesquisa sobre determinado assunto no Google, por exemplo, os buscadores posicionam o link nos primeiros resultados. Assim, quanto maior o alcance, maior é a chance de venda. 

É importante reforçar que os bons resultados refletem diretamente no plano de ação desenvolvido. Na maioria dos casos, se um usuário pesquisa sobre determinado produto e um anúncio que apareceu na primeira página passar confiança, há chances reais de que se converta em venda.

Flexibilidade de investimento;

Quando falamos em mídia paga, muitas pessoas se questionam sobre quanto devem investir. Principalmente para quem ainda não tem o costume de utilizar este serviço.

E na verdade não existe uma resposta concreta. Cada campanha tem a sua particularidade e objetivo. Na mídia paga, é comum realizar testes sem precisar inserir um valor alto. A priori, o melhor é buscar investir o mínimo possível e aos poucos identificar como está sendo o retorno. 

É importante lembrar que esse investimento pode aumentar conforme os resultados são gerados. E por ser uma mídia patrocinada, quanto mais investido, maior também será o alcance. 

Entretanto, independentemente de quanto foi injetado na campanha, os anúncios online são para todos os portes. Ou seja, mesmo com pouco dinheiro, é possível ter resultado.

Segmentação do público-alvo;

Um ótimo benefício para elaboração de uma campanha paga, é a rápida estimativa dos resultados. Com o público-alvo definido, torna-se mais fácil direcionar os anúncios e segmentar a campanha para obter resultados mais vantajosos.

Na mídia paga, existem estratégias que ajudam diretamente no impulsionamento dos resultados. Isso permite que a mensagem chegue para a pessoa certa. Assim, resultando em mais leads qualificados.

Por exemplo, é possível direcionar a exibição dos anúncios para clientes localizados em apenas um determinado lugar. Logo, ao definir o raio demográfico, é possível evitar cliques de “curiosos” que não tem interesse no serviço em determinada região.

Mensuração precisa dos resultados;

Por oferecer resultados mais previsíveis, trabalhar com mídia paga requer calma e persistência. É um canal que apresenta resultados mais rápidos, mas precisa ser bem distribuído. Ao criar um anúncio, é preciso pensar no plano desenvolvido e no retorno que isso vai gerar para a empresa. 

Ao definir o tempo da campanha, é preciso garantir boas conversões durante o período em que ela ficará exposta. O que reforça a importância de produzir conteúdos que tragam leads mais qualificados. Portanto, através da precisão dos resultados, é possível parar uma campanha ou investir mais nela levando em consideração o desempenho que está tendo.

Maior visibilidade;

O último e não menos importante benefício, é que a mídia paga além de todas as vantagens citadas acima, oferece um ótimo espaço para visibilidade da marca. Com a mídia paga é possível atrair mais pessoas em curto prazo.

Portanto, ao definir corretamente as palavras-chaves, qualquer usuário que realizar uma busca voltada para o serviço da empresa, irá encontrar o anúncio instantaneamente. O que significa maior visibilidade e, consequentemente, maiores chances de conversão em vendas.

Com o anúncio online, é mais fácil exibir informações da empresa quando alguém estiver pesquisando na internet ou visitando algum site. Assim, os anúncios podem, por exemplo, atingir pessoas que ainda não seguem o perfil da empresa ou sequer conhecem o serviço oferecido. 

Com tantas inovaçoes dentro do marketing Digital, podemos ver muitas coisas que estão no mercado e muitas que ainda está por vir, Fique ligado e se atualize para elevar sua empresa.


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