O Que são os Influenciadores Digitais

O Que são os Influenciadores Digitais
Marketing

01/09/2022

A influência de uma pessoa admirada pelo público tem resultados diretos – e positivos – sobre as vendas de um determinado produto. Não à toa, há anos, as empresas contratam, por cachês surreais, formadores de opinião, como atores e cantores, para divulgarem suas marcas em campanhas publicitárias. Tudo isso faz parte do marketing de influência.
Dentre as diferentes facetas do marketing e devido ao advento das redes sociais, o marketing de influência tem se destacado no mercado online e pode agregar muito valor às estratégias da sua empresa.
Pensando nisso, neste artigo, mostraremos o que são e quais os principais tipos de influenciadores digitais, além de listar algumas dicas de como usá-los para vender mais. Vamos começar?

E como as marcas escolhem seus influenciadores?

Quando as marcas procuram um influenciador, o objetivo é escolher aquele que fale a mesma língua do público que elas querem influenciar, fazendo com que sua mensagem chegue até as pessoas certas e tornando os influenciadores embaixadores dessa marca na Internet.
Por isso a importância de se fazer uma pesquisa minuciosa ao escolher o influenciador, pois eles serão a ponte entre sua marca e seus clientes e errar nessa escolha pode causar uma crise com impacto direto nas vendas e imagem da marca na Internet.

Engajamento

Uma palavra muito utilizada quando se trata de influencers é engajamento. Utilizada em diferentes contextos, é uma referência ao modo como alguém se relaciona com algo. No caso das redes sociais, que popularizaram o termo, é também uma forma de entender o modo como o público interage com as marcas. Mas como funciona isso?
especialista em comportamento digital e sócio-diretor da Agência Hiro, o principal fator que leva a um bom engajamento é a frequência nos posts e na interação. “Tão importante quanto postar, interagir com seus fãs é primordial. Curtir os comentários, responder, comentar nas fotos dos outros, interagir nos stories, enfim, tenha o máximo de diálogo com seus fãs, mostre que você viu e que se importa. Manter uma boa frequência, postando constantemente, vai ajudar você a crescer no mundo digital”, aponta o profissional.

Quanto ganha um influencer?

Um grande influenciador chega a cobrar a partir de R$ 10 mil por publicação, e essa é uma média que pode chegar a valores bem maiores. Já microinfluenciadores (com cerca de 20 mil seguidores) cobram na faixa de R$ 1 mil, uma média que também pode variar. E tem os nanoinfluenciadores que cobram a partir R$ 200. No entanto, há muitos que aceitam postar em troca do próprio produto. Tudo vai depender da negociação.
No entanto, transformar as redes sociais numa carreira também pode ser um trabalho árduo. “Fazer sua página render dinheiro não é uma tarefa tão fácil. Vai exigir uma dedicação diária, periodicidade nas publicações e presença constante nos stories até conquistar um público que se engaje na página. Após identificar que possui esse público, o próximo passo será se apresentar às marcas.

 Tudo isso demanda tempo, disponibilidade e investimento. Depois, sim, é possível rentabilizar via posts patrocinados, presença em eventos, recebimento de produtos, apostar em marketing de afiliado ou até mesmo lançar um produto exclusivo”.


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