O que é Mídia e qual sua importância para a Publicidade?

O que é Mídia e qual sua importância para a Publicidade?
Marketing

18/04/2022

A mídia é mais que o ambiente por onde uma mensagem é transmitida, pois influencia comportamentos e percepções. Ao conhecer os tipos e seus usos, é possível criar um planejamento efetivo e de qualidade para a sua agência. Venha mergulhar nesse conceito!

O que é publicidade

Publicidade é uma estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas.

Só com essa frase inicial, você já pode perceber que a publicidade é um instrumento do marketing, e não o contrário.

Sua função é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.

A palavra vem do latim publicus, que se refere a “tornar público”.

Por isso, a palavra-chave da publicidade é comunicar: emitir uma mensagem e fazer com que ela chegue perfeitamente até o receptor.

Daí a importância de criar campanhas memoráveis e comprar espaço nas mídias certas, unindo a estratégia à criatividade para alcançar resultados.

Um bom resultado, nesse caso, pode ser um aumento das vendas do produto ou serviço, aumento da participação de mercado ou mais visibilidade para a marca.

Tudo depende do objetivo e tipo de publicidade que está sendo criada.

Em todos os casos, essa ferramenta de comunicação poderosa é capaz de impulsionar as pessoas em direção aos interesses da empresa.

Qual a diferença entre marketing e publicidade?

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing e publicidade não são exatamente a mesma coisa. Mas, para entender a diferença, é preciso saber o que é publicidade e conhecer um pouco de marketing.

O marketing é uma estratégia mais abrangente, que visa alcançar o objetivo da empresa e foca desde o processo de venda, relação entre cliente e empresa até o produto.

Para sua estratégia ter sucesso, o marketing trabalha com os 4Ps alinhados. Aprenda o significado de cada um deles abaixo:

P1: este P representa o Preço. Está diretamente ligado aos custos da empresa, nas projeções de lucro e no valor que o perfil do público-alvo está disposto a investir.

P2: este está relacionado à Praça. Ele aponta em quais locais seu produto estará disponível, sejam lojas físicas ou virtuais.

P3: o terceiro P remete ao Produto. Este P foca nos atributos tangíveis, ou seja, as características do produto. Também há os intangíveis, que são benefícios sentimentais e satisfação abstrata, ou seja, o valor agregado ao produto.

P4: o quarto P faz referência à Promoção. Nesse caso, vale explicar que não é promoção em valores e, sim, relacionado à divulgação. Essa divulgação é o que e como chega o seu produto para o seu público-alvo. Ou seja, é um conteúdo atrelado aos canais de divulgação.

Quais são os principais tipos de mídia atuais?

Em termos gerais, as mídias dependem do tipo de comunicação que se pretende criar. Se você deseja uma comunicação verbal oral, as mídias incluem conversas presenciais, telefone e assim por diante. Já a comunicação escrita envolve meios como revistas, jornais ou qualquer tipo de publicação.

Para a área de publicidade e propaganda, entretanto, é um termo que tem a ver com as ferramentas usadas para carregar ou transmitir mensagens. É por isso que as mídias atuais são tão diferentes das de antes. Para entender melhor, veja quais são os principais tipos de mídia usados atualmente!

Offline

A mídia offline também é chamada de tradicional, por ser a primeira utilizada ao longo do tempo. Ela envolve todos os meios que não adotam a internet (embora não signifique que não usem a tecnologia). A televisão, o rádio, os jornais e as revistas impressas são alguns dos principais exemplos desses meios.

Digital

Já a versão digital está relacionada à conexão e ao uso amplo da tecnologia. É cada vez mais utilizada atualmente, já que estamos em plena era de transformações digitais. Entre as possibilidades, há os sites, os blogs, os jornais e as revistas digitais e, é claro, as redes sociais.

Externa

A mídia externa costuma impactar as pessoas em ambientes públicos — por isso também é conhecida como media out of home (MOOH). Cartazes em locais de grande circulação, letreiros e outdoors são apenas algumas opções. Inclusive, elementos “comuns” se transformam em meios de comunicar uma mensagem, como é o caso dos prédios que recebem projeções.

Orgânica

A forma de aquisição do público também ajuda a definir as mídias e, entre as possibilidades, há o tipo orgânico. Essa modalidade envolve esforços estratégicos, mas não paga para ter alcance. Um vídeo viral ou uma postagem no blog de uma empresa (que é mídia própria) não pagam pela atenção que recebem e envolvem conceitos orgânicos.

Paga

Já a mídia paga ou patrocinada envolve o investimento na veiculação da mensagem. Os anúncios nos canais de TV e nas estações de rádio são pagos, assim como acontece em diversas oportunidades digitais. Ela pode ser usada, inclusive, de forma complementar à orgânica.

Conclusão

Agora você está por dentro do universo da publicidade e seus bastidores – e já pode explorar todas as suas possibilidades.

Se as campanhas já estavam por toda a parte, com a internet esse alcance foi ampliado para o nível global.

Dos comerciais históricos aos anúncios digitais, a publicidade não parou de evoluir e transformou marcas em verdadeiras entidades.

Hoje, está presente no on, off e omnichannel, convergindo mídias e criando tendências.

Seja qual for o objetivo do seu negócio, a publicidade pode ajudar a atingi-lo.


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