O Marketing Digital no Brasil

O Marketing Digital no Brasil
Marketing

08/07/2022

O Marketing Digital surgiu em 1960 junto com a Internet. Atualmente, pode-se dizer que é comum realizar uma pesquisa de produtos, comprar ou procurar resolver um problema através da Internet.
Com o uso do mobile e a internet presente na vida de milhares de brasileiros, o investimento no digital segue a todo vapor, principalmente pelo uso das redes sociais. 
Hoje, são mais de 100 milhões de pessoas conectadas em todo o Brasil. Isso representa 63% das casas do país.
Para se ter uma ideia do impacto do marketing digital no Brasil, estima-se que até 2021 o investimento em publicidade digital deverá crescer 12%, acima de muitos segmentos.

História do Marketing Digital

Se você já era nascido na década de 90, sabe que muita coisa mudou no ambiente digital até chegar ao que temos hoje. Aliás, você se lembra de quando foi a primeira vez que usou a Internet? Parecia algo tão moderno naquela época, não é mesmo?!

Pois é, o marketing também foi evoluindo a partir do momento em que as empresas enxergaram, nesse novo espaço virtual, uma excelente oportunidade de serem encontradas por milhões de pessoas.

É isso aí mesmo: o Marketing Digital revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos e serviços — mas não podemos nos esquecer de que, até pouco tempo atrás, não era fácil ter Internet em casa, muito menos na rua (já que nem existiam smartphones!).

Sendo assim, o marketing teve suas raízes no offline, quando a divulgação ainda precisava ser feita através das mídias tradicionais:

Marketing offline

Marketing impresso

Aqui não estamos falando só de revistas e jornais, mas também de cartazes, folhetos, panfletos, cartões, correspondências ou qualquer outro tipo de material impresso.

Marketing no rádio

Como esquecer os jingles que marcaram época? Por muito tempo, o rádio foi o nosso principal meio de comunicação, até a chegada da TV. Ainda hoje, os anúncios no rádio são utilizados, principalmente quando a intenção é atingir um público amplo e localizado em uma região específica.

Marketing na TV

Muitos dos conteúdos que consumimos hoje na Internet (principalmente em vídeo) vieram de adaptações da TV. É uma mídia que continua passando credibilidade e, não à toa, costuma ser usada em sintonia com as campanhas online.

Marketing no telefone

Quem nunca recebeu uma ligação de alguma empresa oferecendo um produto ou serviço?!
Muita gente considera essa abordagem antiquada e invasiva, mas hoje, graças à tecnologia, as equipes conseguem segmentar o público e ligar para as pessoas certas, diminuindo esse incômodo.

Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?

No Marketing Digital, com um investimento inicial muito menor, é possível segmentar anúncios para públicos específicos — divididos por localização, gênero, idade, interesses… — e o principal: mensurar os resultados das campanhas em tempo real, ou seja, saber quantas pessoas viram a publicidade, clicaram no anúncio e compraram.
Pela primeira vez — ao contrário das divulgações na TV, no rádio e nos outdoors —, as empresas podem escolher exatamente quem vai visualizar a propaganda e ainda conseguem descobrir, com precisão, qual foi o retorno sobre o investimento (ROI). 
Já parou para pensar em como isso facilitou a conversão de clientes? A Orgânica já pensava nisso em 2007, quando foi fundada. Sim! Já naquela época, percebemos que o Marketing de Conteúdo e o posicionamento online mudariam completamente o rumo dos negócios.

O Marketing veio para ficar, a evolução dela esta cada vez mais rapida, nós que trabalhamos com a internet, devemos ficar de olho ou acompanhar os blogs que sempre tem novidades.

Fique conosco aqui e acompanhe a nossa evolução nesse tema.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...