Um estudo da Qualibest mostra que os influencers já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão dos consumidores. Nada menos do que 49% dos entrevistados afirmaram que já consumiram um produto ou serviço porque foram influenciados digitalmente.
Para empresas que utilizam os influenciadores certos, o ROI é de 5x o capital investido e a taxa de lembrança de anúncios feitos por influencers é de 69%. Para comentar esses índices e apresentar os próximos passos para as empresas que pretendem unir forças aos digitais influencers brasileiros, convidamos a equipe da Aceleraí, especializada no tema.
A internet é uma ferramenta que influencia no desenvolvimento da sociedade, principalmente no que diz respeito ao consumo. É de grande notoriedade que através da internet há uma possibilidade de um mundo próspero e tecnológico.
De acordo com Manuel Castells (2018), começou uma nova era na internet com o avanço em que surgiram as redes sociais. O Orkut, plataforma pioneira deste segmento, ganhou notoriedade entre os brasileiros, já que, com a chegada do site ao país, milhares de usuários se cadastraram. Logo após surgiram outras redes, como Facebook, Twitter e Instagram.
Com a evolução da tecnologia se fez necessário a popularização de outros recursos para que o acesso tanto ao computador como a internet atingisse a todos. A inserção da internet trouxe um grande impacto em toda a sociedade, inclusive nas relações de consumo, visto que os produtos e serviços começaram ser expostos em uma vitrine totalmente diferente daquelas que as pessoas já estavam acostumadas a ver, e que trouxe um aumento na aquisição de produtos e serviços, tornando assim a relação de consumo ainda mais ampla.
Em 2010, um novo serviço ganhou destaque na internet: os sites de compras coletivas, que faziam a intermediação entre consumidores e empresas, negociavam descontos para vendas em grandes quantidades, e, de acordo com Castells (2018), revolucionaram a forma de consumo.
A sociedade de consumo surgiu decorrente ao desenvolvimento industrial, por isso, tem-se que sociedade de consumo está relacionada à economia e mercado. As empresas buscam por diversas estratégias que induzem o consumidor a consumir de forma exacerbada.
Atualmente a sociedade de consumo tem como características o estímulo para as compras, os anseios por novas aquisições. A sociedade era dividida por grupos sociais redigido por leis suntuárias, um conjunto de normas a serem seguidas que impunham o que podia ser consumido, não deixando margem para a escolha. Com a evolução e desenvolvimento da sociedade, as regras e restrições que existiam durante as ordenanças suntuárias deixaram de valer, tornando a aquisição livre, ou seja, o direito de escolha passou a valer.
Na atual conjuntura do mercado, o ser humano passou a ser valorado por aquilo que se tem e não por aquilo que se é. Foi fixado para à sociedade que a compra de determinados produtos ou a aquisição de determinados serviços são essenciais e que apenas após adquirir ocorre à satisfação pessoal, atingindo os padrões impostos. O anseio pelo consumo é associado ao status que lhe é oferecido, enfatizando o bem estar, a popularidade ao ato de adquirir produtos ou serviços que apresentados como necessários.
Agora, você pode estar se perguntando por que a opinião dos influenciadores digitais é considerada tão importante.
Existem alguns motivos que podem ajudar a explicar isso.Em primeiro lugar, os consumidores tendem a buscar a opinião de outras pessoas antes de fazer uma compra.
Dessa forma, eles podem ter mais certeza sobre fatores como qualidade, preço e custo-benefício.
Assim, evitam de fazer uma escolha que seja decepcionante depois, ou traga prejuízos.
Nesse caso, ver a opinião de alguém testando ou indicando o produto é algo que contribui para a formação de opinião.
No entanto, só isso não torna o posicionamento dos influenciadores digitais tão importante.
Afinal, perfis de reviews, por exemplo, existem em vários lugares.
E é aqui que entra outro fator fundamental.
A sociedade de consumo é fruto do crescimento do mercado produtivo, das inovações, da sensação de se sentir realizado. A publicidade tem função totalmente estratégica com a formação da sociedade de consumo, tendo em vista que interfere de forma direta de como será a acessibilidade daquele serviço ou produto.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...