Como se tornar Influenciador Digital

Como se tornar Influenciador Digital
Marketing

09/09/2022

Quem nunca foi influenciado por uma pessoa a comprar um determinado produto ou serviço? Antigamente, isso ficava mais restrito aos nossos pais, amigos e grandes celebridades. Mas hoje a questão se tornou muito maior: isso porque o mercado de influência tomou fôlego e virou uma profissão bastante atrativa.

Se você já pensou como ser um influenciador digital ou mesmo tem interesse em conhecer mais sobre o mercado, este post é pra você. Nele, a gente traz um panorama sobre o que fazer pra ser um influenciador, os ganhos e também dicas pra se destacar.

O que é um influenciador digital?

Se você navega pelo Instagram, YouTube ou outra rede social, com certeza já deve ter se deparado com os influenciadores digitais — ou digital influencers. É bem provável que siga algum também, ainda mais se está conectado. Mas, afinal, como melhor definir a expressão dessa nova profissão?

O influenciador digital nada mais é do que uma pessoa com um público fiel e engajado nos seus canais online. Eles exercem a influência na tomada de decisão dos seus seguidores.

Quais as principais vantagens e desvantagens de ser um influenciador digital?

Vantagens:

  • possibilidade do trabalho remoto;
  • liberdade de produção — geralmente os conteúdos podem ser sobre os assuntos que você preferir;
  • acesso aos benefícios que vão além do cachê, como viagens, produtos gratuitos e entradas em eventos;
  • flexibilidade para organizar sua agenda e para distribuir o seu tempo entre compromissos profissionais e pessoais.

Desvantagens:

  • menos tempo com a família e amigos, conforme a demanda por seus serviços e presença aumenta;
  • falta de privacidade;
  • haters cuja distração é entrar em perfis de pessoas conhecidas para fazer comentários maldosos;
  • empresas que não pagam — o ideal é sempre formalizar o acordo por meio de um contrato.

Quanto ganha um influenciador digital?

Um fator que impacta na hora de determinar os valores que um influenciador digital recebe é o número de seguidores. Mas não pense que é só isso! O engajamento, aquela interação com do público, também conta muito no valor recebido por campanha.

Existem diversos estudos que mostram quanto ganham os influenciadores, mas é muito difícil que os mais famosos revelem exatamente o seu faturamento mensal — até mesmo porque existem nomes de marcas envolvidas. Mas uma pesquisa divulgada na revista Época Negócios mostrou que um profissional no YouTube com 7 milhões de seguidores poderia receber até 300 mil dólares e no Instagram, cerca de 150 mil dólares.

É interessante seguir não só as dicas trazidas neste conteúdo, mas também buscar uma qualificação.

Invista nessa ideia!


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...