“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Essa frase nunca teve tanta força nas redes sociais quanto no Instagram.
São mais de 1 bilhão de usuários ativos globalmente na rede social, de acordo com dados do próprio Instagram, o que a coloca no quinto lugar entre as mais usadas no mundo, perdendo somente para Facebook, YouTube, WhatsApp e WeChat. Só no Brasil, são quase 100 milhões de perfis.
Além de prato cheio para os usuários, que podem fazer publicações em diversos formatos, como foto, vídeo, Stories, Reels e transmissão ao vivo, o Instagram ganha espaço, também, entre os negócios, que buscam alcançar, dentre esse grande número de pessoas, o seu público-alvo.
Neste cenário, entender a fundo como explorar seus muitos recursos e possibilidades é uma tarefa para empreendedores, agências e profissionais de marketing digital.
Dito isso, antes de entrar propriamente nos detalhes da ferramenta, vamos falar sobre objetivos.
O que você deseja? Quais resultados espera obter? Podem ser vários:
O algoritmo do Instagram e da maior parte das mídias sociais exibe mais (ou menos) suas postagens em função do engajamento. Ou seja, se na sua timeline aparecem sempre as mesmas pessoas e marcas é porque você se engaja mais com elas (clica, comenta, curte, interage nos stories, lê o conteúdo, salva os posts e compartilha com amigos).
A partir do momento que você entende isso, você sabe o que precisa fazer: Incentivar engajamento. Simples, certo? Nem tanto. Qual a melhor forma de fazer isso? Produzindo um excelente conteúdo que dialogue com seu público (ressalto novamente a importância de compreender muito bem seu público).
Nem todo post será um sucesso de engajamento, mas é importante testar conteúdos variados para entender quais ressoam melhor com seu público ao longo do tempo. É possível descobrir alguns padrões depois de algum tempo (ex. posts sobre produtividade performam melhor que posts sobre nutrição, por exemplo).
Se ainda não tem um perfil comercial no Instagram, migre para ele hoje mesmo. Você precisa de um perfil comercial para fazer marketing digital no Instagram com mais eficiência.
Vamos deixar um vídeo que fala mais sobre as suas vantagens e um tutorial passo a passo sobre como migrar seu perfil do Instagram do pessoal para o comercial.
Viu como não é difícil criar uma estratégia de marketing digital para o Instagram? A rede social é muito interessante para divulgar sua marca, uma vez que ela é uma das mais usadas no mundo. Portanto, aproveite para colocar em prática esses aprendizados!
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