O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.
Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.
Há diversos cursos de especialização para cada uma dessas áreas, então, caso o profissional deseje fixar em uma, a especialização é uma boa opção. Além disso, também há a opção de se tornar professor de Universidade, caso não queira atuar em agências e outras corporações.
Assim como o próprio nome já diz, esse profissional é responsável por todos os planejamentos de campanhas e projetos na empresa. Isso vai muito além do que escolher datas. Portanto, suas principais responsabilidades são:
buscar, analisar e entender oportunidades no mercado;
definir os canais de comunicação;
traçar as estratégias que serão utilizadas;
auxiliar demais colaboradores da agência;
entre outras responsabilidades.
Os profissionais dessa área de planejamento devem ter habilidades analíticas, entender sobre todas as áreas na agência, boa comunicação, contato constante com colegas, proatividade.
O salário pode variar entre R$1.000,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência.
A área de pesquisa é responsável por buscar todas as informações necessárias para rodar qualquer campanha ou projeto do cliente. Dentre suas principais responsabilidades, podemos citar:
buscar informações concorrentes;
buscar informações público-alvo;
buscar informações mercado;
entre outras responsabilidades.
Os profissionais dessa área de pesquisa necessitam ser, por exemplo, proativos, ter boa capacidade de pesquisa e responsabilidade.
O salário pode variar entre 700,00 a 2.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência
A área de mídia é responsável por tudo o que envolve mídias na campanha ou projeto do cliente. Portanto, suas principais responsabilidades são:
selecionar os canais de comunicação para veiculação da campanha;
negociar espaço para propagandas com as mídias;
criar todo o planejamento de mídia;
ajudar e melhorar a questão de investimento do cliente;
entre outras responsabilidades.
Para trabalhar em mídia, o profissional precisa gostar e ser bom com números, saber interpretar dados, ter noção de planejamento, boa comunicação, saber negociar, ser organizado. Afinal, vai lidar com números, muitos números.
O salário pode variar entre 700,00 a 10.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência.
A área de criação pode ser dividida em dois: design/arte e redação. Cada qual desempenha um papel fundamental para dar vida aos projetos elaborados pelo planejamento. Vamos falar um pouco sobre cada um.
O salário pode variar entre 800,00 a 7.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência.
O time de design é responsável por toda a parte gráfica das peças da campanha. Podem ser peças impressas, peças online, design de produtos, entre outros, tudo o que for necessário para aquele projeto.
Mas, para trabalhar como diretor de arte/designer, é imprescindível ter bastante bagagem cultural, que auxilie a criatividade na hora de elaborar as peças. É um profissional que deve buscar as melhores soluções para aquele trabalho, sem cair na mesmice.
No entanto, o time de redação é responsável por toda a parte escrita das peças da campanha. Podem ser textos para peças impressas, peças online, roteiros de vídeos, entre outros, tudo o que for necessário.
Assim como os designers, também é necessário que o redator tenha bastante bagagem, leia muito, busque referências e tenha muita criatividade de dizer muito em poucas palavras.
Social Media
A área de social media foi uma que surgiu após a inovação de tecnologias. O profissional é responsável por cuidar, monitorar e gerenciar as redes sociais do cliente. Seu objetivo é criar uma relação com o público, melhorar o reconhecimento da marca na internet e criar autoridade.
Mas não é só postar fotinho! Esse profissional é responsável por analisar as métricas das redes, interagir com o público, planejar, produzir e postar conteúdos, entre outras funções.
Necessita ser proativo, organizado, ter boa comunicação, saber lidar com diferentes pessoas e opiniões, ter noções de planejamento e criatividade.
O salário pode variar entre 700,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência.
Mas, além dessas áreas, ainda podemos citar outras ainda mais específicas, como: Web Designer, Analista de SEO e SEM, editor de vídeos, motion, fotógrafo, entre outros.
Como pôde ver, há diversas áreas que o publicitário pode seguir. Se for mais analítico, planejador, áreas como atendimento, planejamento e mídia podem ser a melhor opção. Mas se for mais criativo e quiser dar vida às peças, direção de arte e redação podem ser próximas a você.
O importante é sempre pesquisar mais sobre cada uma dessas áreas de Publicidade e Propaganda e conversar com profissionais que já atuam. Assim vai conseguir entender mais sobre o dia a dia, funções, responsabilidades e habilidades necessárias.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...