Áreas de atuação na Publicidade

Áreas de atuação na Publicidade
Marketing

19/04/2022

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

As atuais áreas da Publicidade são:

  • Atendimento
  • Planejamento
  • Pesquisa
  • Mídia
  • Criação (design/arte e redação)
  • Social Media
  • Analista de Marketing

Há diversos cursos de especialização para cada uma dessas áreas, então, caso o profissional deseje fixar em uma, a especialização é uma boa opção. Além disso, também há a opção de se tornar professor de Universidade, caso não queira atuar em agências e outras corporações. 

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma dessas áreas agora:

Planejamento

Assim como o próprio nome já diz, esse profissional é responsável por todos os planejamentos de campanhas e projetos na empresa. Isso vai muito além do que escolher datas. Portanto, suas principais responsabilidades são:

buscar, analisar e entender oportunidades no mercado;

definir os canais de comunicação;

traçar as estratégias que serão utilizadas;

auxiliar demais colaboradores da agência;

entre outras responsabilidades.  

Os profissionais dessa área de planejamento devem ter habilidades analíticas, entender sobre todas as áreas na agência, boa comunicação, contato constante com colegas, proatividade. 

O salário pode variar entre R$1.000,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Pesquisa

A área de pesquisa é responsável por buscar todas as informações necessárias para rodar qualquer campanha ou projeto do cliente. Dentre suas principais responsabilidades, podemos citar:

buscar informações concorrentes;

buscar informações público-alvo;

buscar informações mercado; 

entre outras responsabilidades. 

Os profissionais dessa área de pesquisa necessitam ser, por exemplo, proativos, ter boa capacidade de pesquisa e responsabilidade. 

O salário pode variar entre 700,00 a 2.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência

Mídia

A área de mídia é responsável por tudo o que envolve mídias na campanha ou projeto do cliente. Portanto, suas principais responsabilidades são:

selecionar os canais de comunicação para veiculação da campanha;

negociar espaço para propagandas com as mídias;

criar todo o planejamento de mídia;

ajudar e melhorar a questão de investimento do cliente;

entre outras responsabilidades.

Para trabalhar em mídia, o profissional precisa gostar e ser bom com números, saber interpretar dados, ter noção de planejamento, boa comunicação, saber negociar, ser organizado. Afinal, vai lidar com números, muitos números. 

O salário pode variar entre 700,00 a 10.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Criação

A área de criação pode ser dividida em dois: design/arte e redação. Cada qual desempenha um papel fundamental para dar vida aos projetos elaborados pelo planejamento. Vamos falar um pouco sobre cada um. 

O salário pode variar entre 800,00 a 7.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Design

O time de design é responsável por toda a parte gráfica das peças da campanha. Podem ser peças impressas, peças online, design de produtos, entre outros, tudo o que for necessário para aquele projeto. 

Mas, para trabalhar como diretor de arte/designer, é imprescindível ter bastante bagagem cultural, que auxilie a criatividade na hora de elaborar as peças. É um profissional que deve buscar as melhores soluções para aquele trabalho, sem cair na mesmice. 

Redação

No entanto, o time de redação é responsável por toda a parte escrita das peças da campanha. Podem ser textos para peças impressas, peças online, roteiros de vídeos, entre outros, tudo o que for necessário. 

Assim como os designers, também é necessário que o redator tenha bastante bagagem, leia muito, busque referências e tenha muita criatividade de dizer muito em poucas palavras. 

Social Media

A área de social media foi uma que surgiu após a inovação de tecnologias. O profissional é responsável por cuidar, monitorar e gerenciar as redes sociais do cliente. Seu objetivo é criar uma relação com o público, melhorar o reconhecimento da marca na internet e criar autoridade. 

Mas não é só postar fotinho! Esse profissional é responsável por analisar as métricas das redes, interagir com o público, planejar, produzir e postar conteúdos, entre outras funções. 

Necessita ser proativo, organizado, ter boa comunicação, saber lidar com diferentes pessoas e opiniões, ter noções de planejamento e criatividade. 

O salário pode variar entre 700,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Mas, além dessas áreas, ainda podemos citar outras ainda mais específicas, como: Web Designer, Analista de SEO e SEM, editor de vídeos, motion, fotógrafo, entre outros. 

Conclusão sobre os ramos da Publicidade

Como pôde ver, há diversas áreas que o publicitário pode seguir. Se for mais analítico, planejador, áreas como atendimento, planejamento e mídia podem ser a melhor opção. Mas se for mais criativo e quiser dar vida às peças, direção de arte e redação podem ser próximas a você.

O importante é sempre pesquisar mais sobre cada uma dessas áreas de Publicidade e Propaganda e conversar com profissionais que já atuam. Assim vai conseguir entender mais sobre o dia a dia, funções, responsabilidades e habilidades necessárias.


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