O Papel da Contabilidade para as empresas

O Papel da Contabilidade para as empresas
Finanças e Contabilidade

23/09/2022

A contabilidade para empresas é um fator primordial para controlar o patrimônio, coletar dados para serem transformados estrategicamente em procedimentos e ações que direcionam a tomada de decisão do negócio, além de ser extremamente importante o fator de análise do lucro e prejuízo da empresa.

O que é a contabilidade?

A contabilidade para empresas atua em duas frentes: interna e externa. Internamente, é responsável por gerenciar os dados da empresa para os próprios gestores. Essa atuação acontece por meio da sistematização de custos, despesas, lucros e outros dados financeiros.

Externamente, a contabilidade fornece informações da empresa para o governo, mas também para investidores, bancos e fornecedores, por exemplo. Isso é feito por meio de relatórios e demonstrativos financeiros, que contêm as principais informações da empresa. Com essas informações, podem avaliar se é um bom negócio investir ou fazer empréstimos a essa empresa, por exemplo.

Ela auxilia no processo de administração das empresas e tem papel fundamental na tomada de decisões. Isso porque é a área que detém todos os números importantes para o funcionamento da organização. Também influencia no planejamento e determina os investimentos para o crescimento da empresa.
Qual a função da contabilidade para sua empresa?

O contador trabalha organizando e sistematizando as contas da empresa. Mas, muitas vezes o empreendedor tem dificuldades de compreender sua atuação. A contabilidade é essencial para que uma empresa se mantenha ativa e rentável no mercado. A saúde financeira da empresa é sua responsabilidade. Além disso, tem o papel de auxiliar o empreendedor a tomar decisões com base em informações concretas sobre seu negócio.

Por meio da sistematização e organização dessas informações, a contabilidade possibilita ao gestor conhecer suas obrigações e bens. O contador faz isso por meio de técnicas de registro, cálculo e análises das finanças da organização.

A contabilidade é essencial para empresas de todos os tamanhos. Inclusive, todas as empresas são obrigadas por lei a manter uma escrituração contábil. As únicas empresas isentas desta obrigação são as MEIs.

Qual a responsabilidade do contador e empreendedor?

No Brasil, temos mais de 93 possíveis tributos e 67 possíveis declarações por empresa, totalizando 160 obrigações e o contador tem o papel de calcular os tributos, enviar a folha, mas também entregar diversas declarações e preparar as demonstrações financeiras, ou seja, a contabilidade (a função primária do contador), periodicamente, é  preferencialmente mensalmente. 

Todos os tributos, assuntos de folha de pagamento e de contabilidade no Brasil são regidos por leis e parte-se do princípio que todo cidadão tem acesso e deve ter conhecimento da legislação.

Já o empreendedor, é responsável por transmitir todas as informações referentes a empresa para o contador e ter total transparência nos dados para que o contador realize os procedimentos todos alinhados com a necessidade do negócio de acordo com as obrigações e leis vigentes.

Quais são os usuários da contabilidade?

Os usuários da contabilidade são pessoas que buscam avaliar a situação patrimonial de uma empresa, além de buscarem organização da forma financeira e da gestão evitando problemas com o fisco.

Podem ser internos e externos, como:

1. Internos

Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções.

  • Administradores;
  • Proprietários, acionistas ou investidores;
  • Contadores e Auditores internos;
  • Outros funcionários.

2. Externos

Usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa, como:

  • Governo;
  • Bancos;
  • Fornecedores;
  • Acionistas potenciais;
  • Outros interessados.

Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior.

Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos.

A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...