Saúde emocional na procura de trabalho

Saúde emocional na procura de trabalho
Desenvolvimento Pessoal

05/10/2022

A saúde emocional é algo que todos temos que levar em consideração quando se trata de bem-estar e, no trabalho, esse assunto não é diferente.
Diante desse cenário, algumas empresas são sabem o que pode ser feito para que os funcionários se sintam bem com o seu estado emocional, em tempo integral, enquanto presentes em um ambiente de trabalho.

O que é saúde emocional?

A saúde emocional é caracterizada de maneira simples pelo controle que cada pessoa tem em relação à sua capacidade de controlar seus sentimentos e emoções.
Assim como o corpo físico, a mente também fica doente, e quando a pessoa não tem o devido controle sobre suas emoções, algumas doenças podem surgir e prejudicar o bem-estar, como a ansiedade, o pânico e a depressão.

Qual a importância da saúde emocional no trabalho?

Muitas das pessoas passam grande parte do seu dia em seu ambiente de trabalho, transformando sua convivência com esse local de extrema importância. Se um trabalhador já tem problemas com sua saúde emocional ou adquire tais problemas com o dia a dia no trabalho, seu desempenho profissional será afetado de maneira negativa, trazendo maiores transtornos para o funcionário e também para a empresa.

Um dos pontos importantes é que, em muitos casos, o patrão não tem tal consciência dos problemas que envolvem seus funcionários, resultando em punições desnecessárias e, até mesmo, gerando casos de demissão injusta.

É de suma importância o controle sobre suas capacidades emocionais em tal local, para que não ocorram inúmeros problemas. Dessa forma, cabe, a ambos, trabalhar em conjunto para um ambiente de trabalho saudável.

O que pode estar causando tantos danos à saúde emocional dos profissionais?

De fato, há inúmeros transtornos que podem causar danos à saúde emocional dos profissionais. Como:

  • Transtorno de humor;
  • Transtornos afetivos;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Burnout;
  • Estresse e outros.

Além desses citados, podemos destacar que o mercado de trabalho é um cenário de alta competitividade, cobranças diárias, baixos salários, metas para bater e prazos apertados. Se isso for somado aos problemas pessoais, aí tudo vira uma grande bola de neve.

E sabemos, o emprego ocupa boa parte do dia dos trabalhadores, afinal, a maioria se dedica as atividades por cerca de oito horas diárias, seja de forma presencial ou virtual. Ninguém está livre da sobrecarga emocional, mas cabe a nós mesmos ir atrás de alternativas que possam ajudar a minimizar os impactos negativos do dia a dia. Esperamos ao fim desse artigo você saiba como cuidar da saúde emocional no trabalho.

Gostou do nosso post e quer contribuir ainda mais para a saúde emocional dos seus colaboradores? Então, certamente, você vai gostar de ler e entender como podem ajudar na jornada.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...