Qual a diferença de teste vocacional é orientação profissional?

Qual a diferença de teste vocacional é orientação profissional?
Desenvolvimento Pessoal

13/09/2022

A escolha profissional é um processo decisivo na vida de uma pessoa. Ele costuma ser bastante complexo e precisa de bastante dedicação.

Para facilitá-lo, existem alguns instrumentos disponíveis. Dentre eles, estão a orientação profissional e o teste vocacional.

Em um primeiro momento, os dois parecem ser sinônimos. No entanto, são ferramentas diferentes, apesar de serem utilizadas para um mesmo fim: ajudar você em seu caminho de escolha profissional.

O que é teste vocacional?

Esse termo não é mais utilizado em consequência da evolução dos estudos na área, mas tinha como propósito ajudar o indivíduo a encontrar sua vocação profissional. O orientador realizava análise de aptidões através da aplicação de testes e o foco era na primeira escolha: a escolha da profissão, curso universitário ou profissionalizante.

O que é orientação profissional?

São muitos os fatores que deverão ser observados no processo de escolha profissional. Diferentemente do teste vocacional, a orientação profissional é um processo; uma jornada que busca dar auxílio a quem ainda não sabe qual carreira profissional seguir.

Nessa técnica, aspectos como seus interesses, suas habilidades e suas competências, além de suas paixões e seu estilo de vida serão levados em consideração. Ou seja, o processo de orientação profissional se firma principalmente em construir o autoconhecimento.

Orientação de Carreira

Tem como propósito ajudar adultos insatisfeitos com as escolhas profissionais até então e que desejam percorrer novos caminhos. Também é chamada por alguns autores de Reorientação Profissional. O orientador apoia o orientado a tomar novas decisões profissionais, e a planejar a carreira de forma integrada com o seu plano de vida, com responsabilidade e assertividade.

Conclusão

No final das contas, tanto um teste vocacional quanto uma orientação profissional só podem ajudá-lo até um certo ponto.

A maior parte do trabalho fica em suas mãos: refletir, informar-se sobre as possibilidades de carreira, procurar pessoas que já trabalham na área.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...