O que o profissional de TI faz?

O que o profissional de TI faz?
Desenvolvimento Pessoal

01/04/2022

A principal função do profissional de TI é gerenciar as informações de uma empresa. Para isso, ele as distribui em redes de computadores e lida com o seu processamento através de hardwares e softwares.

O que faz um profissional de TI?

Muito mais do que o “técnico do computador”, o profissional de TI hoje é peça-chave para a competitividade de um negócio. O papel do suporte técnico e da administração de redes é, sim, imprescindível, mas a Tecnologia da Informação vai além.

Afinal, a informação é o ativo mais valioso de uma organização e a TI é a área responsável por fazer todo o gerenciamento de dados e conhecimento em uma empresa.

Para se sobressair no mercado, a organização depende do Business Intelligence (BI), ou seja, a inteligência de negócios, que é um conjunto de métodos com o objetivo de gerar informação para embasar a tomada de decisões. Nesse contexto, é o profissional de TI que faz a coleta, distribuição, processamento, organização e monitoramento desses dados, zelando pela segurança da informação.

Além da função relacionada a dados, o papel do TI também passa pelo desenvolvimento. Os desenvolvedores de sistemas, softwares e hardwares criam soluções tecnológicas para atender às necessidades do mercado ou do próprio negócio. Essas inovações ajudam a aprimorar e automatizar os processos da empresa, aumentar a produtividade e melhorar a vida da sociedade, de forma geral.

Mas de onde surgiu a TI?

Essa área do conhecimento tornou-se relevante na década de 60, quando o assunto de processamento de dados passou a ser uma questão para as grandes corporações. 

Nesse período, a tecnologia era mais utilizada nos sistemas de controle operacionais, como contabilidade, folha de pagamento e gestão de estoque.

Contudo, com o avanço da informática nas décadas seguintes, começaram a surgir recursos mais modernos e eficientes. 

Dessa forma, a área de TI passou se estruturar mais, indo além do operacional e estando cada vez mais envolvida na tomada de decisões das empresas. 

Em função disso, na atualidade, a TI está presente tanto nas atividades simples do dia a dia, como uma troca de e-mails, quanto nos complexos softwares de gestão e processamento de dados. 

Ou seja, a TI é uma área essencial para todos os perfis de negócios, tendo uma função primordial para que as operações sejam bem sucedidas. 

Quais são as funções de um profissional de TI?

A principal função do profissional de TI é gerenciar as informações de uma empresa.

Para isso, ele as distribui em redes de computadores e lida com o seu processamento através de hardwares e softwares.

Anteriormente, era muito comum associar a figura desse profissional à resolução de problemas técnicos em computadores, impressoras, entre outros dispositivos digitais. 

Contudo, na atualidade, o papel dos trabalhadores de TI vai muito além disso. 

Além de tratar dessas questões operacionais, eles também estão cada vez mais envolvidos nas estratégias competitivas das empresas.

Abaixo, detalhamos algumas das principais áreas e funções da TI:

  • Suporte técnico: essa é uma das áreas mais conhecidas da TI. Os profissionais que atuam nela são responsáveis por resolver problemas técnicos relacionados à tecnologia, como falhas em computadores, impressoras, entre outros dispositivos. 
  • Programação: nesse campo, os profissionais de TI atuam desenvolvendo  e realizando a manutenção dos softwares usados por empresas, pessoas, portais eletrônicos e sites.
  • Desenvolvimento de e-commerce: nessa área, o profissional de TI é responsável por desenvolver o sistema das lojas virtuais como um todo, garantindo uma boa experiência do usuário.
  • Administração de banco de dados: nesse setor, a função dos profissionais de TI é gerenciar e monitorar dados importantes das empresas.
  • Segurança: nessa área, o foco dos profissionais de TI é manter todo o ambiente tecnológico da empresa protegido, evitando ciberataques e monitorando tentativas de invasão. 

Conclusão 

A formação em Gestão da Tecnologia da Informação EAD abre muitas portas para um mercado de trabalho cada vez mais promissor, preparando profissionais com visão multidisciplinar e pensamento estratégico.


 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...