A principal função do profissional de TI é gerenciar as informações de uma empresa. Para isso, ele as distribui em redes de computadores e lida com o seu processamento através de hardwares e softwares.
Muito mais do que o “técnico do computador”, o profissional de TI hoje é peça-chave para a competitividade de um negócio. O papel do suporte técnico e da administração de redes é, sim, imprescindível, mas a Tecnologia da Informação vai além.
Afinal, a informação é o ativo mais valioso de uma organização e a TI é a área responsável por fazer todo o gerenciamento de dados e conhecimento em uma empresa.
Para se sobressair no mercado, a organização depende do Business Intelligence (BI), ou seja, a inteligência de negócios, que é um conjunto de métodos com o objetivo de gerar informação para embasar a tomada de decisões. Nesse contexto, é o profissional de TI que faz a coleta, distribuição, processamento, organização e monitoramento desses dados, zelando pela segurança da informação.
Além da função relacionada a dados, o papel do TI também passa pelo desenvolvimento. Os desenvolvedores de sistemas, softwares e hardwares criam soluções tecnológicas para atender às necessidades do mercado ou do próprio negócio. Essas inovações ajudam a aprimorar e automatizar os processos da empresa, aumentar a produtividade e melhorar a vida da sociedade, de forma geral.
Essa área do conhecimento tornou-se relevante na década de 60, quando o assunto de processamento de dados passou a ser uma questão para as grandes corporações.
Nesse período, a tecnologia era mais utilizada nos sistemas de controle operacionais, como contabilidade, folha de pagamento e gestão de estoque.
Contudo, com o avanço da informática nas décadas seguintes, começaram a surgir recursos mais modernos e eficientes.
Dessa forma, a área de TI passou se estruturar mais, indo além do operacional e estando cada vez mais envolvida na tomada de decisões das empresas.
Em função disso, na atualidade, a TI está presente tanto nas atividades simples do dia a dia, como uma troca de e-mails, quanto nos complexos softwares de gestão e processamento de dados.
Ou seja, a TI é uma área essencial para todos os perfis de negócios, tendo uma função primordial para que as operações sejam bem sucedidas.
A principal função do profissional de TI é gerenciar as informações de uma empresa.
Para isso, ele as distribui em redes de computadores e lida com o seu processamento através de hardwares e softwares.
Anteriormente, era muito comum associar a figura desse profissional à resolução de problemas técnicos em computadores, impressoras, entre outros dispositivos digitais.
Contudo, na atualidade, o papel dos trabalhadores de TI vai muito além disso.
Além de tratar dessas questões operacionais, eles também estão cada vez mais envolvidos nas estratégias competitivas das empresas.
A formação em Gestão da Tecnologia da Informação EAD abre muitas portas para um mercado de trabalho cada vez mais promissor, preparando profissionais com visão multidisciplinar e pensamento estratégico.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...