Características essenciais para um bom profissional de TI

Características essenciais para um bom profissional de TI
Desenvolvimento Pessoal

04/04/2022

Uma característica muito marcante de um bom profissional de TI é a constante busca por descobertas que podem trazer ganhos para os sistemas da empresa, bem como inovar o mercado, resolver algum problema etc.

Por isso, para ser um profissional eficiente e requisitado no mercado de trabalho, é fundamental ser capaz de identificar problemas e oportunidades, ser criativo e escapar do óbvio, ter iniciativa e sempre buscar inovações. Dessa forma, o profissional da área de TI consegue encontrar soluções que tornam os processos mais práticos, econômicos e rápidos e, assim, mostrar-se essencial para o sucesso da empresa em que trabalha.

Habilidades do Profissional de TI 

 Trabalhar em equipe

Como na maioria das profissões, o profissional de TI precisa saber trabalhar em equipe, fato cada vez mais presente, tanto para o desenvolvimento de sistemas quanto para o suporte e infraestrutura. A interação das pessoas é constante, e o resultado depende da participação e envolvimento de todas elas.

 Possuir perfil técnico

Possuir perfil técnico é uma característica básica que é preponderante do profissional de TI. A tecnologia tem evoluído, e o profissional tem que se atualizar e absorver conhecimento constantemente.

 Organização

Quem nunca ouviu aquela desculpa “eu me acho na minha bagunça”.  O problema é que o time não é obrigado a ter essa capacidade e tendo em vista que a habilidade de trabalhar em equipe é essencial, se o profissional não for organizado, você pode ter problemas.

Foco e concentração

Para a solução de problemas é essencial que se tenha atenção aos detalhes. A partir dessa atenção, o profissional precisa ter capacidade de diagnosticar e resolver problemas.

 Possuir capacidade de comunicação

Saber se comunicar em particular e em público é outra habilidade que se exige do profissional de TI. Corriqueiramente, é necessário fazer uma apresentação de um sistema ou de uma funcionalidade para um grupo de usuários. Ter boa dicção, saber se expressar e ser convincente compõem essa habilidade.

 Ter empatia

Na área de TI, é fundamental que o profissional tenha empatia, ou seja, precisa perceber a situação que outra está vivenciando. Às vezes, uma questão que pode ser absolutamente básica para uma pessoa, não é para outra.

 Criatividade

A tecnologia da informação surgiu devida a criatividade das pessoas. Resolver problemas faz parte da rotina de um profissional de T.I, por isso a criatividade é tão importante para profissionais da área, em vários momentos é necessário pensar em soluções inovadoras para atender demandas com sucesso.

 Ser bom ouvinte

Outra habilidade é ser um bom ouvinte. Isso é importante para que as solicitações e os pedidos dos usuários sejam bem entendidos e possibilite o desenvolvimento das atividades de forma assertiva. O profissional que não deixa seu colega de trabalho expressar e explicar as suas necessidades não realizará um bom trabalho.

Ser autodidata

Ser autodidata também é uma habilidade indispensável para o profissional de TI. As novas ferramentas e metodologias disponíveis, principalmente na internet, exigem que o profissional aprenda sem o envolvimento de outras pessoas. Alguns fóruns de debate podem auxiliar, mas a essência do aprendizado é obtida com o esforço próprio e o estudo por si mesmo.

Por que é importante o gestor de TI desenvolver essas características?

Uma equipe de TI precisa encontrar no gestor um referencial. Isso só é possível se ele buscar desenvolver as habilidades de relacionamento interpessoal, gerenciais e técnicas que citamos ao longo do texto. Se isso não acontecer, a empresa dificilmente obterá diferenciais competitivos, o que pode deixar os clientes insatisfeitos, a ponto de eles cancelarem contratos de serviço e fecharem negócio com o concorrente.

Ser um gestor de TI requer, portanto, não só o aprendizado técnico contínuo, mas também as habilidades de comunicação com a equipe.

Aperfeiçoar o domínio sobre a sua formação profissional é a receita para continuar obtendo sucesso em um mercado tão competitivo. No que diz respeito ao gestor de TI, embora chegar ao topo da carreira e se manter entre os melhores players do mercado seja uma missão árdua, ao seguir os pontos mencionados, a conquista dos objetivos virá naturalmente.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...