A Importância do foco

A Importância do foco
Desenvolvimento Pessoal

13/10/2022

Sempre ouvimos essa palavra ''foco'', até sabemos o que é, mais será que sabemos o quanto isso move a nossa vida?

O Que é foco?

Conceitualmente Foco é um substantivo masculino. Isso significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.
Foco é um termos insistentemente utilizado, em diversos campos, tais como: Acadêmico, profissional, social e pessoal. Essa palavra entretanto, pode ter significado distintos, e muitas vezes, é interpretado de variadas formas.

Muitos Estudiosos no assunto afirmam que é preciso muitos anos para realmente entender-se o significado da palavra Foco. Somente após muitos erros e acertos, que conseguimos enxergar, ouvir e sentir o poder desta palavra.

Foco é dizer não!

Steve Jobs, sempre nos disponibilizou coisas magníficas, desde a área de tecnologia até citações. No período em que adoeceu, ele escreveu muitos textos interessantes que foram divulgados na mídia.

Algumas sobre suas reflexões de vida, e dentre essas citações houve uma sobre nosso tema e que fez muita gente refletir. Disse Jobs: – Foco é dizer não.
Sem sobra de dúvidas está foi uma brilhante definição sobre o conceito de foco dentre muitas outras já vistas. Pois há realmente várias formas de definir tal palavra.

É muito importante saber dizer não para muitas coisas. Inclusive para seus melhores amigos quando se é preciso estar alinhado e focado em suas estratégias, sejam estas pessoais ou profissionais.

Foco é, de fato, “a receita do bolo” e ou aquilo que precisa ter quando se tem um objetivo claro a cumprir. E, para isso, é necessário abrir mão de muitas coisas.

É preciso ter estratégia para avaliar cada caso. Saber seguir em frete sem desvirtuar de seu objetivo principal com facilidade, ou seja, não perder o foco!

Posso passar uma dica!

Há uma técnica para o gerenciamento do tempo que se chama técnica “Pomodoro”. Ela sugere que a pessoa utilize um “timer” para que, a cada 40 minutos, largue o que está fazendo e utilize um tempo entre 5 e 10 minutos para fazer algo que “descanse” a sua mente, como por exemplo, tomar um café, contemplar uma paisagem, conversar com alguém, fazer um alongamento, ou algo que tire você do raciocínio anterior. Depois deste período, volte à atividade anterior. Desta maneira, você trabalhará durante 40 minutos e descansará durante 10 minutos. Esta técnica ajuda a manter o foco por muito mais tempo durante o dia.

 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...