Dicas de como se organizar nos estudos à distância

 Dicas de como se organizar nos estudos à distância
Desenvolvimento Pessoal

04/11/2022

Essas dicas são ideais para quem quer ou está começando a estudar à distância e se sente inseguro ou para quem já tentou e não conseguiu.
Não importa qual tipo de EaD você está fazendo, seja faculdade, curso técnico, línguas, enfim, o importante é manter um bom rendimento. Seguindo as dicas abaixo, suas chances de conseguir são altíssimas!

Tenha um local para estudos

Seja no quarto, na sala, escritório ou corredor, tenha um local para estudar. O seu cérebro já entende automaticamente que aquele é o seu lugar de aprender. Se você morar com mais pessoas, eles entenderão que quando você está ali é o seu momento de estudo, te respeitando.

Deixe tudo o mais confortável, limpo e organizado possível, para que seja um ambiente adequado e propício para você estudar.

Tenha uma agenda/cronograma

Muitas pessoas questionam como se organizar nos estudos à distância. Em primeiro lugar, é necessário sempre lembrar que o processo tem um começo, meio e fim. Se você estuda por conta própria, deve traçar seus objetivos e deveres, sejam a curto, médio ou longo prazo. Se você está em um curso, já possui um cronograma certo.
A dica aqui é: faça uma planilha, com um calendário do cronograma de estudos EaD e marque todas as suas demandas em cada dia do mês. Isso te ajudará a não deixar nada para a última hora.

Crie uma rotina para o seu dia

Tenha um objetivo diário de tempo de estudo e estipule o início em um determinado horário, adaptando aos compromissos que você já possui e são prioridades. Se você estivesse realizando um curso presencial, teria que ir na sala de aula em um determinado horário e por um período de tempo. No EaD deve ser a mesma coisa.
Ler não é estudar!
Essa é dica vale ouro para como se organizar nos estudos: se você apenas leu um conteúdo, não estudou de fato, pois não vai memorizar tudo o que está escrito. Faça um rascunho, escreva com suas palavras o que você entendeu. Se estiver vendo um vídeo, por exemplo, anote o máximo de informações possíveis.

Faça todas as atividades do curso

Independentemente do curso, sempre há atividades, videoaulas, livros ou materiais para ler. Baseado no cronograma de estudos EaD abordado na segunda dica, organize-se para cumprir todas as tarefas. Se a atividade está no seu curso, é relevante e necessária sim!

Cuidado com as redes sociais!

Enquanto você está estudando, cuidado com as redes sociais. Se possível, deixe o celular de lado, pois as chances de se distrair com alguma notificação enquanto está assistindo uma aula, por exemplo, é muito grande. Não prejudique a qualidade de sua aula.

Faça pausas

É normal e inevitável sentir cansaço. No processo de estudo, o cérebro também pede um descanso. Faça pausas, mesmo que ainda possua pendências. O seu aproveitamento será muito maior do que tentar terminar tudo sem intervalo. Que tal tirar esse tempo para ouvir uma música que te faz sentir confortável.

Quanto mais nós dedicamos a nós mesmo, conseguimos alcançar nossos objetivos!


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...