Tecnologia da Informação o que Faz? Conheça 3 Benefícios

Tecnologia da Informação o que Faz? Conheça 3 Benefícios
Ti e Software

15/06/2021

Tecnologia da informação o que faz? Transformação é uma palavra que faz parte da história humana desde que o mundo é mundo. Ela pode ser percebida no avanço da medicina, no desenvolvimento de produtos inovadores e, é claro, na revolução causada pelas novas tecnologias. Essas novas tecnologias, muitas vezes, enfatizam a importância do acesso à informação nas organizações. E é dentro desse contexto que se insere a Gestão da Tecnologia da Informação.

Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos tecnológicos que fazem parte do processo de tratamento da informação. Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e até mesmo usuários e profissionais de TI.

Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão. Isso torna a Gestão da TI estratégica para o negócio e justifica o seu crescimento nos últimos anos.

  • Coleta: recolher os dados que demonstram potencial para gerar informações úteis ao negócio;
  • Armazenamento: guardar os dados em bancos de dados para que eles fiquem mais seguros e centralizados;
  • Processamento: fazer uma primeira filtragem nos dados, eliminando os excessos;
  • Seleção: escolher os dados mais promissores, baseando essa escolha em critérios;
  • Comparação: relacionar os dados para obter novas observações;
  • Distribuição: entregar os dados tratados aos decisores;
  • Avaliação: analisar os dados para obter insights que conduzam a informações úteis na tomada de decisão.

A Gestão da Tecnologia da Informação aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Portanto, ela vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia:

  • Pessoas: participam do processo de tratamento da informação;
  • Processos: estruturam a TI e a organização;
  • Tecnologia: dá suporte aos processos.

Funções da Gestão da Tecnologia da Informação

Manter o desempenho de serviços

É preciso garantir que os serviços prestados pela área de TI sejam entregues com o nível de atendimento, disponibilidade e qualidade adequados, conforme acordos previamente fechados com as outras áreas de negócio. Para isso, a gestão da tecnologia da informação pode se valer de modelos, como o ITIL® e o COBIT®. 

Promover a transformação digital da empresa 

Nem só de prestação de serviços vive a TI. Aliás, é possível arriscar e afirmar que esta não é a função principal dela. O papel mais relevante da área de TI é atuar como uma parceira estratégica, que direciona os esforços para a transformação digital da empresa. Isso pode interferir na execução dos processos e projetos e afetar até mesmo o modelo de negócio.

Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços

Deixar os usuários e clientes felizes não significa apenas atender aos pedidos que eles fazem. Significa superar as expectativas deles e entregar soluções que realmente façam a diferença para o negócio.

Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa

Significa usar as ferramentas de tecnologia da informação para alcançar a visão de futuro desejada pela empresa. A TI deve acompanhar as evoluções de mercado a fim de trazer inovações que transformem o negócio.

A tecnologia da informação é considerada hoje um dos seis principais ativos das organizações, por isso a sua gestão é tão importante. Se antes os recursos de TI eram utilizados apenas para armazenar dados, atualmente existe toda uma inteligência de negócio que permite que esses dados sejam manipulados, comparados, ordenados e interpretados, a fim de transformá-los em informações relevantes para as empresas e, assim, facilitar as decisões dos gestores.

Importância da Gestão da Tecnologia da Informação

Uma pesquisa global feita pela Agência We Are Social apontou que hoje existem mais de:

  • 4 bilhões de usuários na internet;
  • 3 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais;
  • 5 bilhões de usuários de dispositivos móveis;
  • 2 bilhões de usuários que acessam mídias sociais pelos dispositivos móveis.
  • Já conforme estudo do grupo Altimeter, com a transformação digital:
  • 41% das empresas aumentaram sua fatia de mercado (market share);
  • 30% das empresas aumentaram o faturamento do consumidor;
  • 32% das empresas perceberam um aumento no número de visitantes no site e canais digitais;
  • 37% das empresas tiveram crescimento no engajamento do consumidor em canais digitais.

3 benefícios da Gestão da Tecnologia da Informação:

Aumento da Produtividade

Gerenciar a tecnologia da informação em uma empresa faz com que ela seja mais produtiva ao eliminar desvios nos processos e excluir tarefas repetitivas.

Informações Assertivas

A integração de sistemas possibilita maior controle sobre as informações, que ficarão centralizadas, facilitando o acesso e a tomada de decisão.

Vantagem Competitiva

Em muitas empresas a TI assume um papel estratégico. Ela atua como fonte de vantagem competitiva, pois é capaz de transformar o negócio através de soluções tecnológicas.


Posts Relacionados

Por que fazer um curso de Marketing Digital?

Por que fazer um curso de Marketing Digital?

Vamos lá,Fazer um curso de Marketing Digital pode ser útil para diversos profiss...

→ Leia mais...
Quais os principais benefícios da mídia digital?

Quais os principais benefícios da mídia digital?

Geralmente, em uma estratégia de marketing, as ações são voltadas para

→ Leia mais...
Quais as melhores práticas para o planejamento de mídia digital?

Quais as melhores práticas para o planejamento de mídia digital?

Hoje em dia é impossível pensar em ações de divulgação e

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo