Tecnologia da informação o que faz? Transformação é uma palavra que faz parte da história humana desde que o mundo é mundo. Ela pode ser percebida no avanço da medicina, no desenvolvimento de produtos inovadores e, é claro, na revolução causada pelas novas tecnologias. Essas novas tecnologias, muitas vezes, enfatizam a importância do acesso à informação nas organizações. E é dentro desse contexto que se insere a Gestão da Tecnologia da Informação.
Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos tecnológicos que fazem parte do processo de tratamento da informação. Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e até mesmo usuários e profissionais de TI.
Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão. Isso torna a Gestão da TI estratégica para o negócio e justifica o seu crescimento nos últimos anos.
A Gestão da Tecnologia da Informação aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Portanto, ela vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia:
É preciso garantir que os serviços prestados pela área de TI sejam entregues com o nível de atendimento, disponibilidade e qualidade adequados, conforme acordos previamente fechados com as outras áreas de negócio. Para isso, a gestão da tecnologia da informação pode se valer de modelos, como o ITIL® e o COBIT®.
Nem só de prestação de serviços vive a TI. Aliás, é possível arriscar e afirmar que esta não é a função principal dela. O papel mais relevante da área de TI é atuar como uma parceira estratégica, que direciona os esforços para a transformação digital da empresa. Isso pode interferir na execução dos processos e projetos e afetar até mesmo o modelo de negócio.
Deixar os usuários e clientes felizes não significa apenas atender aos pedidos que eles fazem. Significa superar as expectativas deles e entregar soluções que realmente façam a diferença para o negócio.
Significa usar as ferramentas de tecnologia da informação para alcançar a visão de futuro desejada pela empresa. A TI deve acompanhar as evoluções de mercado a fim de trazer inovações que transformem o negócio.
A tecnologia da informação é considerada hoje um dos seis principais ativos das organizações, por isso a sua gestão é tão importante. Se antes os recursos de TI eram utilizados apenas para armazenar dados, atualmente existe toda uma inteligência de negócio que permite que esses dados sejam manipulados, comparados, ordenados e interpretados, a fim de transformá-los em informações relevantes para as empresas e, assim, facilitar as decisões dos gestores.
Uma pesquisa global feita pela Agência We Are Social apontou que hoje existem mais de:
Gerenciar a tecnologia da informação em uma empresa faz com que ela seja mais produtiva ao eliminar desvios nos processos e excluir tarefas repetitivas.
A integração de sistemas possibilita maior controle sobre as informações, que ficarão centralizadas, facilitando o acesso e a tomada de decisão.
Em muitas empresas a TI assume um papel estratégico. Ela atua como fonte de vantagem competitiva, pois é capaz de transformar o negócio através de soluções tecnológicas.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...