A melhor Maneira de Aprender SQL para iniciantes

A melhor Maneira de Aprender SQL para iniciantes
Ti e Software

05/08/2021

Um dos recursos mais conhecidos do mundo, a linguagem SQL (Structured Query Language) é usada para executar comandos em bancos de dados relacionais, isto é, baseado em tabelas. Apesar de não ser o único meio utilizado para este fim, certamente, é o mais popular. Em resumo, podemos dizer que essa linguagem de programação foi criada para que os programadores pudessem simultaneamente, acessar, consultar e modificar os dados estruturais de uma empresa ou organização. Além disso, este recurso facilita o diálogo entre os DBAs e os desenvolvedores. Ou seja, se você quer seguir carreira nessas áreas, é essencial entender como o SQL funciona, combinado? 

Para o que ele serve?

Uma programação baseada em SQL pode ser usada para realizar tarefas complexas, como por exemplo, escrever queries e fazer consultas ou manipulações. No entanto, ela também pode executar tarefas simples em tabelas. Tais como:

  • Insert (inserir);
  • Delete (excluir);
  • Update (atualizar);
  • E search (pesquisar).

E convenhamos, em um banco de dados complexo, formado por milhões de informações, essas coisinhas – aparentemente simples – valem ouro, né? Mas, apesar dessa simplicidade, essa ferramenta permite uma manipulação direta dos dados, comando essencial para a criação dos mais diversos softwares e sistemas digitais. 

Por fim, ela é dividida em alguns subgrupos, como:

  • DML – Data Manipulation Language: comandos que alteram informações nas tabelas, seja para inserir ou excluir dados (ex: select, delete e insert);
  • DDL – Data Definition Language: são comandos que modificam o banco de dados (ex: drop – apaga algum objeto e create – permite a criação de novos objetos);
  • DCL – Data Control Language: é o grupo responsável pelas permissões, restrições ou bloqueios (ex: grant – permite o acesso e/ou modificações no banco de dados);
  • DTL – Linguagem de Transição de Dados: é responsável por salvar as alterações feitas pelos usuários (ex: commit – autoriza que as alterações sejam salvas).

Para que aprender o SQL?

Bom, se você quer ser um desenvolvedor, um arquiteto de dados ou um DBA não tem muito para onde fugir, afinal de contas, assim como o sorriso, o SQL também é uma linguagem universal. Além disso, essa ferramenta também é parte essencial na rotina de quem vai trabalhar com análise, programação ou engenharia de dados.

A boa notícia é que ele está em alta no mercado e é, relativamente, simples. Então, você não precisa ser um expert em programação para aprendê-lo. 

No mundo globalizado em que vivemos, saber analisar dados é algo fundamental. Sendo assim, o SQL já é quase como um pilar na carreira de qualquer profissional de tecnologia, se tornando um diferencial e tanto para quem quer se destacar no mercado.

Além disso, a linguagem SQL já é utilizada há mais de 40 anos e, nessas quatro décadas, passou por poucas mudanças. Então, por mais clichê que isso pareça, é preciso ressaltar que essa é uma linguagem universal e estável, que não requer grandes atualizações, o que pode ajudar quem está começando agora. No entanto, para quem quer se especializar no assunto, é preciso um estudo mais aprofundado da programação, até mesmo porque, com o passar dos anos, a técnica fica cada vez mais avançada. Além disso, quanto mais você estudar, melhor colocado e mais bem visto você será no mercado.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo