Quais são os tipos de clientes?

Quais são os tipos de clientes?
Negócios

04/03/2022

Em um mundo cada vez mais conectado ao próprio smartphone e às redes sociais, conquistar a atenção de alguém se torna um grande desafio, principalmente para quem trabalha com vendas. Afinal de contas, em meio a tantas distrações, como atender a tantos tipos de clientes diferentes?

O primeiro passo é conhecer sobre os tipos de clientes, e assim montar a melhor estratégia de  uma possível venda e até mesmo um fã da sua marca.

Os tipos de clientes consiste em algumas características bem observada,você consegue identificar,vou listar aqui algumas delas:

1- Cliente pragmático

É aquela pessoa que está sempre na correria, cujo lema é “tempo é dinheiro”. Por isso, você não ganhará se focar em fazer uma apresentação bem detalhada do seu produto. O segredo é ser objetivo e prático: não venda um produto, mas sim um benefício que atenda a sua necessidade principal.

A vantagem é que este tipo de cliente gosta de ir direto ao ponto e dificilmente você sairá da visita sem ter uma resposta definitiva.

2- Cliente afável

Subjetivo, esse tipo de cliente leva mais em conta a emoção que a razão. Preza pelos relacionamentos duradouros. Fica a dica: ganhe a confiança dele e terá um cliente feliz para sempre. Na hora da venda, use a simpatia e a honestidade. Mostre um interesse genuíno pela vida dele. Lembre-se que ser legal te ajuda a vender mais.

3- Cliente analítico

Esse tipo de cliente gosta de números e de dados concretos que possam comprovar o que você está dizendo. É bem visual, por isso, uma dica é levar uma apresentação bem feita que traga os resultados concretos do seu produto. Desse modo, gráficos de crescimento e depoimentos dos que já compraram de você reforçam a credibilidade perante o cliente analítico.

Se você souber apresentar estes números com segurança, está no caminho certo para fechar a venda.

4- Cliente expressivo

Popular e comunicativo, é do tipo de comprador que preza pelo status e pelo poder. Então, ele não quer a solução mais econômica, mas a que traz mais credibilidade para a sua empresa.

É o cliente ideal para oferecer lançamentos exclusivos e tratamento personalizado. Pode ter certeza de que, se você souber fazer o elogio certo e atendê-lo com o requinte que ele merece, conseguirá fechar uma venda extremamente vantajosa.

 

*Outra estratégia bacana é aproveitar que ninguém sai mais do celular e usar o WhatsApp e as redes sociais para fidelizar clientes. Seja como for, usar a linguagem certa para falar com o público fará toda a diferença!


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...