Quais Redes Sociais investir?

Quais Redes Sociais investir?
Negócios

23/03/2022

Não há como pensar o mundo de hoje sem as mídias sociais. Antes, apenas ferramentas secundárias, hoje as mídias sociais se apresentam como um dos principais meios de comunicação.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, interagindo, engajando-se, fazendo elogios, críticas, consumindo conteúdo em todos os momentos e locais. O mundo está na palma da mão com o avanço da tecnologia e as empresas que não conseguem reconhecer o potencial de investir em mídias sociais certamente estão ficando para trás.

Assim, nesse artigo, vamos mostrar porque a sua marca precisa ter presença digital nas redes sociais e como fazer essa introdução ao mundo do Marketing Digital da melhor maneira. Confira!

Criar relacionamentos de qualidade

Uma das principais funções das redes sociais é a criação de um canal de relacionamento direto com o seu público. Dessa forma, quando uma página ou um perfil da marca é criado, espera-se um conteúdo de qualidade, que informe como essa marca trabalha, quais produtos ou serviços ela oferece e que também haja interação com os seus clientes e contatos. 

No Instagram e no Facebook, por exemplo, através dos comentários nas fotos ou em perguntas nos stories, você pode interagir com seu público, fazer perguntas interessantes, responder questionamentos. Todas essas interações são ótimas para criar engajamento com a sua audiência, o que faz com que as pessoas tenham mais vontade de consumir a sua marca e divulgá-las aos seus amigos e rede de contatos. 

Gerar tráfego para o site

Principalmente se você possui um e-commerce ou faz vendas dos seus serviços pelo site, sabe que ter um tráfego sempre alto é algo imprescindível para manter sua taxa de vendas sempre em dia. Além disso, é no site que a sua empresa concentra a maior parte das informações necessárias para a compra. Nesse momento, as redes sociais entram como fortes aliadas para manter o tráfego do seu site sempre alto. 

Elas atuam como uma porta de entrada para que o seu público possa conhecer o site da empresa, já que, existem redes sociais em que é possível inserir links nas postagens e compartilhar publicações e fotos dos blogs do seu site. Usando essa estratégia, é possível aumentar o número de pessoas que irão conhecer o seu conteúdo e aumentar as vendas no seu e-commerce de forma orgânica. 

Como escolher a melhor rede social para a minha empresa?

Cada rede social possui suas particularidades. Aliás, o tipo de conteúdo que funciona muito bem em uma delas pode não trazer resultados tão bons em outra. Além disso, existem redes mais indicadas para determinados tipos de mercado e segmentos. E é isso que vamos ver a seguir. 

Facebook

A maior das redes sociais é também a mais versátil. O Facebook permite diversos tipos de mídia, como fotos, textos, links e vídeos. A plataforma desempenha um papel-chave na atração de novos clientes e no atendimento do público.

Além disso, a rede possibilita o patrocínio desses conteúdos, fazendo com que as campanhas da sua empresa apareçam em destaque. Com isso, podemos concluir que o Facebook funciona muito bem para todos os tipos de mercado. Inclusive, é bastante indicado, principalmente, para empresas que atuam no ramo da educação, SaaS e imóveis, entre outros. 

Instagram

Se hoje, só no Brasil, o Instagram possui mais de 50 milhões de contas ativas, é devido ao seu apelo visual. Com foco 100% em fotos e vídeos, essa rede social pede por postagens frequentes. Inclusive, o material deve ser de qualidade, algo que realmente chame a atenção. 

Sendo assim, o mercado gastronômico é um dos mais beneficiados, assim como redes varejistas e imobiliárias. Essas empresas conseguem mostrar seus produtos com boas fotos, vídeos, tutoriais e etc. 

Mas lembre-se: muitas empresas que oferecem produtos não palpáveis também fazem um bom uso do Instagram. De qual maneira? Trazendo, assim, todo o conceito da marca para suas postagens. Abuse e use dos stories!

Twitter

O Brasil é o país que mais usa Twitter em todo o mundo. Inclusive, essa rede social funciona como uma espécie de microblog, onde os usuários são livres para fazer publicações com até 280 caracteres, incluindo imagens, vídeos, gifs, enquetes e outros recursos. Muitos afirmam, inclusive, que o Twitter funciona como uma segunda tela. Ou seja, enquanto os usuários consomem conteúdos em outras mídias, eles estão postando suas opiniões no Twitter. 

Google+

Semelhante ao Facebook e, portanto, seu concorrente direto, o Google+ também é uma rede que abre muitas opções para o empreendedor. É possível publicar textos, imagens e vídeos e também seguir pessoas e empresas.

De acordo com uma pesquisa da Pew Research, o G+ tem se tornado uma rede popular entre os adolescentes de 13 a 17 anos. Cerca de 33% deles usam a rede social do Google, segundo o relatório. Esta é a mesma porcentagem que usa o Twitter.

No início do ano, o Google anunciou que faria inúmeras mudanças no G+ e dividiria a rede em conteúdo, bate-papo e fotos. Esse pode ser um avanço muito grande para a plataforma. Vale a pena ficar de olho e participar dessas mudanças.

YouTube

A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet, de acordo com dados do YouTube. O site adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios youtubers (como são chamadas as pessoas que produzem os conteúdos) interagem com sua audiência.

Os vídeos são excelentes ferramentas para ajudar a vender um produto. É a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar praticamente como se estivesse em uma loja física. Então vale muito a pena incluir vídeos nas descrições de produtos no seu site.

Mas as possibilidades, quando se mantém um canal no YouTube, não param por aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da gravação em vídeo para criar vídeos que tiram dúvidas, que comparam dois produtos e usar sua criatividade para aproveitar a larga audiência que este canal tem.

Vale lembrar, também, que é preciso levar em consideração onde está a maioria do seu público e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar “falando sozinho” na rede. Uma boa dica é bolar um formulário em que eles possam indicar em qual rede são mais ativos e até criar algumas perguntas mais específicas, como em qual horário costumam passar mais tempo conectados e que tipo de publicação interessa mais.

Investir em mídias sociais

A resposta para a pergunta feita anteriormente, de quanto investir, vai depender do valor do seu tempo. Pensando de uma outra maneira, você deve responder a esta questão: quanto vale o seu tempo em termos de dinheiro?

Isso mesmo: antes de tudo, você precisa identificar o valor que dá ao tempo que você investe em seu negócio. E como empreendedor, você precisa saber que esta é uma questão fundamental não só para planejar corretamente o orçamento que será alocado em suas campanhas de marketing na web e nas mídias sociais, mas também para o gerenciamento adequado de sua empresa.


 


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