Quais as melhores práticas para o planejamento de mídia digital?

Quais as melhores práticas para o planejamento de mídia digital?
Negócios

22/04/2022

Hoje em dia é impossível pensar em ações de divulgação e vendas sem falar do marketing digital e das possibilidades de negócio que ele traz para empresas de diferentes tamanhos. Em constante crescimento, o marketing digital já representa o principal investimento de publicidade no Brasil. 

Listamos a seguir algumas boas práticas que auxiliam as empresas a estruturar suas estratégias e evitar erros em ações de marketing digital. Aproveite as dicas e comece o próximo ano gerando os melhores resultados para o seu negócio.

Traz mais organização à estratégia

A documentação de processos contribui para o bom funcionamento de qualquer etapa do seu negócio, inclusive o marketing.

Afinal, por lidar com tantos canais e indicadores de performance diferentes, é algo que pode confundir se não estiver bem organizado.

Por isso, um bom plano de mídia digital ajuda a estabelecer os meios utilizados nas suas campanhas, seus objetivos e demais estratégias empregadas.

Além disso, deve  ser de fácil consulta, o que permite alinhar toda a equipe ao redor de um mesmo conceito.

 Ajuda a potencializar seus resultados

Uma campanha de marketing que não é devidamente planejada dificilmente conseguirá alcançar os seus objetivos. Além disso, é bastante prejudicial para a atuação da empresa como um todo, em vários contextos.

Por isso, seu plano de mídia digital deve levar em conta os seus objetivos. A partir deles, seu time pode desenvolver as ações necessárias para alcançá-los.

Então tenha em mente que este é um processo fundamental para o bom funcionamento de qualquer ação.

 Permite dedicar atenção a todas as áreas

Ao criar um plano de mídia digital, você não corre o risco de se esquecer deste ou daquele canal de marketing importante. Pois basta seguir os procedimentos adequados para fazer esse documento.

Assim, ao final, você contará com uma estratégia completa e que pode ser consultada a todo momento.

Para diminuir ainda mais as suas chances de errar nesse estágio, aproveite as informações deste artigo para conhecer cada passo do processo. Dessa forma, será possível aproveitar todos os benefícios de uma estratégia digital.

 Facilita o seu monitoramento de resultados

Uma parte muito importante da condução das suas campanhas de marketing é o acompanhamento dos seus resultados.

Afinal, por melhores que sejam os seus retornos, você precisa monitorar os indicadores certos para obter diagnósticos estratégicos.

Esse processo se torna mais fácil ao contar com um plano de mídia digital bem definido. Pois nele estarão estabelecidos seus objetivos e os métodos utilizados para alcançá-los.

Além disso, ele também vai contar com as informações essenciais para um bom monitoramento. A partir daí, basta voltar o seu olhar para a análise adequada desses indicadores.

Os seus concorrentes já fazem isso

A criação e desenvolvimento de um plano de mídia digital é algo essencial para o funcionamento de qualquer marca nesse ambiente. Assim como isso provavelmente já se aplica a diversos dos seus concorrentes. Você já pensou nisso?

Pois ao hesitar em estabelecer processos criativos superiores como esse, sua empresa permite que outros players do seu mercado aproveitem os benefícios desse tipo de iniciativa.

Portanto eles podem sair na sua frente, nessa corrida pela preferência do consumidor. Dessa forma, fica mais difícil ultrapassá-los.

Qual a estrutura básica de um plano de mídia digital?

Agora que você já pode entender bem o papel de um plano de mídia digital, está na hora de começar a estruturar o seu.

Esse processo precisa ser compartilhado com a sua equipe, já que envolve tarefas que serão executadas em conjunto. Dessa forma, é bastante importante que todos estejam alinhados em relação às ações e objetivos.

Então conheça a seguir cada uma das etapas da criação de um plano de mídia digital.

1. Briefing

A criação do briefing é um momento fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia. Afinal, é nele que são registradas informações como:

Características da marca,

Histórico de atuação,

Principais traços de sua identidade, entre outros.

Sendo assim, o primeiro passo para criar o plano de mídia digital da sua empresa consiste em definir os pontos essenciais da atuação da sua marca.

Essas informações devem vir da missão, do posicionamento e da identidade da empresa.

2. Pesquisa

O próximo passo é voltar o olhar para o que está ao redor da marca. Portanto é preciso pesquisar a atuação de concorrentes diretos e demais players do seu segmento.

Este é o caminho para garantir que a sua estratégia de mídia planejada seja verdadeiramente correta.

Além disso, também é importante examinar tendências de mercado. Pois isso ajuda a garantir que as suas ações sejam coerentes e busquem objetivos que fazem sentido.

É na etapa de pesquisa que você deve aprender mais sobre o público que pretende atingir e suas principais características.

3. Objetivos e KPIs

Nenhuma estratégia pode ser ativada sem a definição clara de objetivos. Afinal: o que a sua empresa pretende alcançar com este plano de mídia digital?

Por isso lembre-se de seguir pelo lado mais específico possível, evitando metas muito vagas.

Além disso, esta etapa é importante principalmente por conta de outra parte desse processo: a definição de KPIs. São as métricas mais importantes da sua estratégia, pois indicam o quanto você está conseguindo chegar em seus objetivos.

4. Estratégia

A etapa de estratégia é quando chega a hora de desenvolver as suas ideias propriamente ditas. Então as ações planejadas devem ser detalhadas de forma aprofundada. Sempre levando em consideração todas as informações mais importantes para a execução delas.

Portanto é necessário destacar os canais de marketing, conteúdo veiculado, público-alvo. Também é importante descrever as ações que serão ativadas. Um plano de mídia digital não está completo sem esse elemento.

5. Monitoramento

Parte de um plano de mídia digital também inclui o monitoramento dos resultados conquistados com a implementação da estratégia. Afinal, os objetivos e KPIs já foram definidos logo no começo.

A partir daí, é hora de acompanhar seus indicadores para chegar até esses resultados.

O monitoramento pode ser feito em tempo real no ambiente digital. Inclusive, este é um dos seus principais diferenciais. Assim é possível realizar ajustes sempre que necessário e ficar atento às oportunidades de melhorias.

Conclusão

É isso aí! Obviamente, você pode expandir qualquer uma dessas seções para atender às suas necessidades, mas cada plano de mídia social deve incluir essas etapas. 

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para qualquer empresa que procura se sobressair frente à concorrência, melhorar a reputação da marca, aumentar a interação e engajamento com seu público e amplificar sua visibilidade online. 

Além disso, a rede social pode suportar outras estratégias, uma vez que ao encontrar novos leads você aumenta as chances de vender mais e também aumenta os acessos do seu site ao linkar páginas de blog ou serviços/produtos. 


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