O que é um Customer Success
É bem provável que nós saibamos mais sobre nossos leads e clientes potenciais do que sabemos sobre nossos consumidores. Dessa necessidade surgiu o Customer Success Management, que operacionaliza o ciclo de vida do cliente.
Customer Success Management é o trabalho de orquestrar proativamente a jornada do consumidor em direção às soluções que ele busca — e que estão sempre em evolução.
A partir desse conceito, em vez de buscar os consumidores que tropeçaram no seu produto e esperar que eles absorvam valor do que você oferece, você passa a adquirir clientes com potencial de sucesso e desenha um caminho claro para trabalhar ao lado deles em busca do sucesso. Isso poderia incluir treinamento, serviços profissionais, onboarding de alto envolvimento, e-mails de nutrição, ou mesmo treinamento para suprir lacunas de sucesso.
Ser proativo significa se antecipar e se planejar para eventos que vão acontecer, mas também monitorar o que já aconteceu para intervir.
Em outras palavras, seus clientes não têm que buscar ajuda; você já tem que estar lá por eles.
Além disso, estamos em busca de clientes que mudam, evoluem e crescem. O consumidor que se inscreveu na sua plataforma não deve ser o mesmo meses, dois ou cinco anos depois. Ele evolui, e o significado de sucesso para ele também muda.
Para a maioria das empresas, existem bolsões isolados de operação ao redor do cliente — como, por exemplo, implementação, suporte e treinamento — mas, na maioria das vezes, eles são separados e desconectados.
Quando o consumidor se torna, de fato, cliente é que o trabalho difícil começa.
Você já deve ter ouvido a máxima de que “todo mundo na empresa também é vendedor”, certo? Bem, o mesmo vale para o Sucesso do Cliente.
De fato, uma boa pergunta para fazer a todos que trabalham na sua empresa é: como você contribui para alcançar os resultados dos nossos consumidores? Todo mundo deveria saber disso; da área de produto a vendas, do marketing ao RH.
O customer success começa com a aquisição dos clientes certos!
Se você não atrair, buscar e prospectar os clientes certos, não é só você que terá dificuldades (eles vão ser menos lucrativos, será mais difícil de lidar com eles ou de satisfazê-los, etc.), será difícil para eles também. Se eles não se encaixam perfeitamente no que você tem a oferecer, e não conseguem se beneficiar de seu produto, serviço, infraestrutura de apoio, ou mesmo não se adequam à sua cultura organizacional, eles não têm a menor chance de ter uma grande experiência como clientes… E provavelmente não serão bem-sucedidos. Isso é o que machuca ambos os lados.
Seja experimentando um teste gratuito por conta própria ou em uma venda de alto envolvimento com o cliente, arquitetar o processo de vendas que otimize o caminho para o sucesso do seu cliente é crítico e essencial. Você tem que saber o que um trial bem-sucedido ou versão demonstrativa gratuita significam para o seu prospect e trabalhar de forma assídua para levá-lo a esse ponto.
De fato, feito corretamente, você pode facilmente trabalhar este último ponto e conseguir que eles decidam comprar o produto após testar a versão gratuita.
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