Os empresários geralmente são bombardeados por conceitos que os motivam a buscar sempre o melhor em todos os sentidos para sua empresa, mas nem sempre o melhor para sua empresa nasce de dentro dela, nem sempre as informações que temos são suficientes.
A empresa precisa de um norte para saber se está sendo realmente eficiente em seus procedimentos. Mas, então, como fazer isso? Como descobrir melhores práticas para aprimorar os procedimentos de uma empresa?
Como poderíamos responder quem foi o maior conquistador do mundo, por exemplo? Qual seria o ponto de referência para podermos comparar os existentes? No mundo dos negócios temos o mesmo dilema: como saber quem está sendo o melhor em nosso mercado? E é aí que entra o famoso Benchmarking
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresariais, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.
As informações obtidas através deste processo são extremamente valiosas, devendo ser tratadas como tal. É um processo de aprendizado com o outro, sendo possível analisar e identificar o que está sendo feito de forma errada. Mas é importante lembrar que a cópia pura e simples de práticas e estratégias neste processo pode ser fatal para sua empresa.
Assim, podemos dizer que o Benchmarking é a procura contínua pelo ponto de referência para medição de competências dentro do seu negócio. Abaixo listamos alguns outros pontos importantes a considerar sobre o assunto, fique atento.
O Benchmarking, como todo processo da empresa, envolve custos. Por isso, é importante que a empresa tenha ciência de que haverão custos de viagem para visitas técnicas, custos com tempo que a empresa terá que dispor de funcionários, custos com o desenvolvimento e manutenção de um banco de dados etc. Além de um bom relacionamento com outras empresas do mesmo ramo.
Outro detalhe importante é que nem sempre copiar um novo processo pode garantir a melhoria de um processo de sua empresa, isto ocorre pois nem sempre detalhes técnicos estão ligados a melhor prática, assim como também existem outros fatores como ambiente interno e motivação dos colaboradores. Como já dissemos, muito cuidado com a implantação das melhorias advindas das observações no processo de Benchmarking. Tudo pode ser adaptado a sua empresa, porém, nem tudo é necessário.
Vamos lá,Fazer um curso de Marketing Digital pode ser útil para diversos profiss...
→ Leia mais...Geralmente, em uma estratégia de marketing, as ações são voltadas para
→ Leia mais...Hoje em dia é impossível pensar em ações de divulgação e
→ Leia mais...