Descubra quais são as profissões em alta para 2023

Descubra quais são as profissões em alta para 2023
Negócios

28/09/2022

A valorização crescente de algumas profissões no mercado de trabalho tem atraído tanto aqueles que estão escolhendo um curso de graduação quanto quem se encontra em processo de transição de carreira. Para 2022 e 2023, as áreas jurídica, da saúde, do marketing, da construção e da tecnologia apresentam-se como as mais fortes, conforme diversas pesquisas e sites de recursos humanos.
Ingressar nesses campos do conhecimento costuma exigir formação correspondente e habilidades práticas obtidas em estágios e especializações.

1. Finanças

No guia, encontramos uma distinção dentro da categoria de finanças. Uma delas fazendo referência ao mercado financeiro, e outra referenciando finanças de modo geral.

Dentro de Mercado Financeiro, o destaque é dado para o private banking. Ou seja, serviços oferecidos para pessoas com grande patrimônio e carteiras de investimentos com valores altos, acima de 10 milhões de reais.
Essa é uma área destaque porque a novidade é o surgimento de agentes autônomos e escritórios ligados à corretoras que já somam 130 mil contas ativas no país.

2. Tecnologia

Como era de se esperar, a tecnologia é uma das áreas mais promissoras para os próximos anos.

A transformação digital foi acelerada com a pandemia de Covid-19, o que aumentou a demanda por profissionais de tecnologia. E este é um mercado em que a mão de obra especializada é escassa porque profissionais de TI brasileiros também encontram oportunidades no exterior.
Companhias estrangeiras encontram no Brasil uma mão de obra qualificada por um custo bem mais baixo, devido a alta do dólar aqui no país.

3. Jurídico

As profissões em alta em 2023 na área jurídica foram impulsionadas pelas operações de fusão e aquisição. As organizações estão em busca de profissionais com experiência em M&A, compliance e reestruturações societárias.

Questões de cibersegurança, privacidade do usuário e regulamentação do setor de tecnologia também aumentaram a demanda por especialistas em Direito Digital.

4. Engenharia

A alta na busca por profissionais de engenharia foi impulsionada principalmente por dois fatores: logística e ESG.

O aumento das vendas por e-commerce nos últimos dois anos trouxe desafios de logística para o setor – e a necessidade de contar profissionais especializados na área.

Além disso, a necessidade de reduzir os impactos ambientais e sociais de grandes corporações trouxe a demanda por especialistas em ESG, sigla que indica a preocupação ambiental, social e com governança corporativa.

5. Marketing

Por fim, o marketing também aparece entre as áreas mais promissoras para os próximos anos. Porém, podemos esperar alta principalmente na área de inteligência, dados e no marketing digital.

É preciso não apenas entender de comunicação e comportamento do consumidor, mas também como utilizar ferramentas e softwares.

Conclusão

Todas elas podem ser desenvolvidas, porém é preciso ter paciência. Aprimorar suas soft skills é um processo que exige autoconhecimento, paciência e estudo.

O primeiro passo é mudar a percepção sobre o aprendizado. Ele precisa ser encarado como um valor, uma atividade prazerosa, e não como uma obrigação.

Em seguida, é preciso buscar orientação. Já existem cursos voltados ao desenvolvimento das soft skills e módulos inteiros sobre habilidades comportamentais em cursos de graduação e pós-graduação.

Esperamos que este artigo sobre as profissões em alta em 2022 tenha ajudado você a tomar uma decisão.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...