Quer saber como abrir empresa de tecnologia da informação, mas não sabe por onde começar?
O processo é parecido com o de outros segmentos e envolve etapas como elaboração de contrato social, formalização na junta comercial e registro do CNPJ.
No entanto, é preciso ficar atento com os enquadramentos legais da empresa, pois o mercado de TI tem várias possibilidades — e uma escolha errada pode aumentar seus impostos e até gerar multas.
Vamos explicar como abrir empresa de tecnologia da informação do jeito certo e com apoio de contadores experientes.
Entender como abrir uma empresa de tecnologia da informação no Brasil não é tão difícil, mas requer o apoio de um contador experiente.
Como em qualquer ramo de atuação, é preciso passar por vários trâmites burocráticos para formalizar a empresa e operar regularmente, além de conhecer o mercado e ter um bom plano de negócio.
Para começar, toda organização (com exceção do MEI) precisa de um contrato social: um documento que marca o nascimento do negócio e contém informações essenciais como os dados pessoais dos sócios, a atividade da empresa, endereço da sede e capital investido.
Esse contrato deve ser registrado na junta comercial ou cartórios de registro de pessoas jurídicas, para que seja possível obter seu CNPJ e demais licenças e alvarás necessários (quando aplicável).
Felizmente, os processos que dependem do governo estão cada vez mais ágeis, graças à digitalização e integração dos sistemas.
Muitos empreendedores querem saber como abrir empresa de tecnologia da informação e aproveitar um dos setores mais promissores do país.
O mercado de TI cresce cerca de 6% ao ano, movimentando mais de R$ 40 bilhões, segundo dados da IDC Brasil publicados na CIO.
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, segmentos como cloud, segurança da informação, colaboração e virtualização de ambientes continuaram crescendo, devido à migração massiva das empresas para o home office.
Com tudo isso, abrir uma empresa de tecnologia da informação continua sendo uma excelente oportunidade para lucrar no pós-crise, já que o setor deve decolar com a transformação digital.
Como abrir empresa de tecnologia da informação
Entenda como começar seu negócio.
Nesse documento, você deve planejar qual será o modelo de negócio da empresa, quais serão os produtos/serviços, quem é o público-alvo e como vão funcionar o operacional, financeiro e marketing, por exemplo.
Para isso, é fundamental conhecer muito bem o mercado e a solução oferecida, para começar um negócio que realmente se destaque e gere valor aos consumidores.
Por isso, você vai precisar de um profissional qualificado para orientar a parte burocrática e garantir que seu negócio comece do jeito certo.
Ele será responsável por elaborar o contrato social, determinar o melhor tipo societário e escolher o melhor regime tributário, além de auxiliar em todas as etapas da formalização e no planejamento da empresa.
Existem várias opções de natureza jurídica para abrir sua empresa de TI, que determinam os direitos e deveres dos sócios e outra questões legais.
As mais comuns são Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade simples, Sociedade Anônima (S/A), Sociedade Empresária e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
A melhor escolha depende de fatores como o número de sócios, capital inicial e objetivos da sua empresa.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...