Saber quanto custa contratar um influenciador é importante, pois deve fazer parte do planejamento de marketing de uma agência. Neste post, mostramos a você quais são os benefícios desse tipo de parceria e como achar o influenciador mais apropriado para cada campanha.
Dedicar tempo e esforço para fazer ações de Marketing Digital e ter pouco resultado é bem frustrante. Afinal, nem sempre as pessoas conhecem a sua marca, o que requer mais trabalho para construir credibilidade.
Logo, essa é uma vantagem dos influenciadores: a audiência é engajada e disposta a seguir as dicas que eles trazem, aumentando os resultados.
Quem faz parceria com influenciadores costuma ver um crescimento expressivo na divulgação combinada. Se a ideia for gerar mais tráfego ao seu site, mais seguidores em redes sociais ou mais vendas, certamente, esse impacto será visto após a divulgação do influenciador.
Contudo, é importante lembrar que esse “boom” pode ocorrer com maior força nos primeiros dias em que sua marca é divulgada, e não de forma perene.
Outro benefício é saber precisamente qual público acompanha o influenciador, pois é o mesmo a ser impactado pela promoção da sua marca.
Assim, é possível checar previamente se ele tem o perfil ideal para consumir os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Como dissemos no começo deste artigo, agências e empresas costumavam investir unicamente na publicidade tradicional; hoje, elas o fazem de forma simultânea às ações digitais.
Ao contrário dos veículos tradicionais, os resultados dos influenciadores são mensuráveis. Isso, porque, como as plataformas utilizadas são online, eles podem passar a quantidade de pessoas atingidas pela ação que promoveu a sua marca.
Se uma palavra-chave tem um determinado custo por clique (CPC), esse é o valor que você precisará pagar para armar a sua campanha de Google Ads. É inegociável.
Não é assim que acontece com um influenciador. Apesar de cada um ter uma tabela de valores, esses profissionais costumam ser mais flexíveis para fechar um preço que beneficie os dois lados. Aliás, é sobre isso que falaremos agora.
Antes de fechar contrato com uma pessoa influente, é preciso considerar certos pontos para saber se o preço ofertado faz sentido.
O primeiro é a plataforma em que a divulgação será feita, pois os valores podem ser diferentes de acordo com o canal escolhido. Por mais criativa que seja, uma divulgação no Facebook ou Twitter costuma ser menor que no YouTube, por exemplo.
O número de seguidores é outro ponto que precisa ser analisado, porém, sem deixar de lado o engajamento que o influenciador tem com eles. Afinal, você não quer que o seu produto ou serviço seja oferecido a perfis fake, que só fazem número, não é mesmo?
Por fim, fechar a negociação diretamente com o influenciador ou com uma agência que cuida da imagem pública dele também traz diferença no preço, pois a empresa certamente cobra um valor adicional por essa intermediação.
Algumas marcas se orgulham de trabalhar apenas com defensores de marca não remunerados em suas ações de marketing. Mas a benevolência das marcas tem limite.
É inteiramente possível que um fã da marca deixe você usar parte do conteúdo gerado pelo usuário sem cobrar uma taxa. Mas é improvável que você convença um influencer a criar conteúdo original para a sua marca sem alguma compensação. Isto é especialmente verdade para publicidade B2B, onde muitos dos principais influencers são consultores que ganham a vida cobrando por seu tempo e ideias.
O influencer precisa se beneficiar de alguma forma, sempre. Pode ser uma compensação em dinheiro, produtos gratuitos, a promoção de suas plataformas pela sua marca, acesso a um evento exclusivo ou uma miríade de outras possibilidades que dependem do influencer e de seus objetivos.
Muitos mercados de influencers focam exclusivamente naqueles famosos que contam com mais de 250.000 seguidores na plataforma de rede social escolhida. No entanto, não é porque o influencer tem uma quantidade impressionante de seguidores que ele conseguirá levar sua base de fãs a agir. Especialmente se muitos desses fãs são bots ou foram possivelmente comprados.
É por isso que você precisa levar em conta mais que o alcance potencial para decidir como remunerar um influencer da maneira certa.
Em vez disso, você talvez deva se concentrar em influencers menores. Eles são pessoas com uma quantidade significativamente menor de seguidores nas redes sociais, mas podem ser mais habilidosos na hora de influenciar o público. Mesmo que o influencer com 250.000 seguidores impressione com seus números, ele pode não ser capaz de impressionar com as taxas de engajamento.
Muitos micro-influencers, por outro lado, têm taxas de engajamento alta e frequentemente recebem pedidos on-line de recomendações. Isso significa que sua colaboração única pode render benefícios a longo prazo, se a colaboração for bem-sucedida para ambas as partes.
Influencers famosos definem seu preço pelo acesso que você terá a sua grande base de seguidores. A categoria de elite destes influencers tem agentes ou uma agência representante com quem você terá que negociar para chegar a um acordo.
Micro-influencers, por outro lado, podem ter um custo significativamente menor por engajamento e podem conduzir um tráfego mais qualificado ao seu site.
Para contratar o influenciador certo, é preciso conferir qual usa um meio que se comunica melhor com o seu público. Por mais que alguns sejam mais populares — e fazê-los falar sobre a sua marca seja tentador (e caro) —, essa pode não ser a melhor estratégia.
É por isso que alguns negócios acabam chamando os microinfluenciadores. E não por eles cobrarem preços mais baratos, mas, sim, por terem um público qualificado e que se adéqua bem ao produto que você vende.
Aliás, essa é outra característica das áreas que contratam influenciadores: a maioria das empresas oferece produtos em vez de serviços. Afinal, ao ser impactado pela dica de alguém influente, o público tende a querer conferir a oferta na hora. Quando se trata de um produto disponível para compra online, as chances de as vendas aumentarem são grandes.
Caso se esteja falando de um serviço que requeira o contato de um consultor comercial, não significa que a venda não ocorrerá, mas o prospect provavelmente perderá um pouco da empolgação que tinha quando o influenciador passou a indicação.
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