O Link Building, como o termo em inglês sugere, é o processo de construir links e agrupar o maior número possível deles redirecionados ao site de sua marca. Nada mais é do que você conseguir links de outros sites apontando para o seu, os famosos Backlinks.
Alterações no Google transformaram o trabalho de SEO, que é a otimização dos sites para os mecanismos de buscas.
Desde que o Google lançou os algoritmos Panda, Penguin e Hummingbird, as coisas começaram a ficar mais complexas.
O que antes era uma receita de bolo, que todo mundo seguia sem grandes dificuldades, começou a apresentar uma maior complexidade, exigindo mais esforços, estudos, análises e tentativas de acertos e erros.
O Google se tornou mais exigente e detalhista para ranquear os sites em sua SERP ou página de resultados.
A alguns anos atrás, além de conteúdo (não necessariamente de qualidade), qualquer backlink que você conseguisse para seu site era bem considerado pelo Google.
Isto significava que, se por exemplo, um site que estava na primeira posição para a palavra-chave buscada “marcenaria” tivesse 10 backlinks, era só você conseguir 11 backlinks com o texto âncora “marcenaria”, que você conseguiria passá-lo.
Exemplo do link com o texto âncora: <aref=”http://meusite.com.br”>marcenaria</a>.
Mas isso mudou e o Google agora leva em consideração a qualidade dos links que você insere nas suas páginas e também aqueles que linkam para o seu site.
Com mais links redirecionando para seu site, a tendência é que o fluxo de visitantes aumente, assim como os comentários e a viralização nas redes sociais relacionados à sua marca.
Com mais pessoas falando sobre isso, outras pessoas tendem a ficar mais curiosas, indo atrás do conteúdo que você oferece, compartilhando e comentando.
E a construção de links age diretamente nessa parte do processo de vendas virtuais.
Ele irá fazer com que os clientes e potenciais clientes encontrem seu site de maneira mais fácil e direta, facilitando o relacionamento entre marca e cliente, e também aumentando drasticamente os números de vendas.
Independentemente das estratégias adotadas para o SEO de um site, o Link Building sempre foi um dos mais importantes trabalhos a serem realizados, e, associado ao conteúdo, pode ser a peça chave para o sucesso.
O SEO, pode ser divido em “On Page”, ou seja, tudo que é feito internamente no site, e “Off Page”, que é basicamente o Link Building.
Para que um produto seja vendido, é necessário que os possíveis consumidores saibam que ele existe.
Não adianta oferecer um produto ou serviço mais barato e com maior qualidade do que a concorrência, mas não saber como anunciá-lo e vendê-lo.
Saber utilizar os meios digitais atuais para a comunicação entre marca e clientes é essencial.
E, por isso, uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade de uma marca e, consequentemente, as vendas na internet é o Link Building.
Como já dissemos mais acima, esse é um conceito que, de forma resumida, serve para espalhar pela internet diversos links que redirecionam o cliente ao site do seu produto ou serviço.
Ele também permite a otimização orgânica da página em questão, facilitando a busca pelas ferramentas que realizam esse serviço.
Com a total integração entre mercado e plataformas digitais que ocorre atualmente, o melhor vendedor é aquele que sabe utilizar todas as ferramentas disponíveis no mundo digital ao seu favor.
Isso inclui principalmente os mecanismos de busca atuais e a propaganda mencionada em sites relacionados. Com isso, a indicação para a marca será sempre maior, elevando os resultados de venda, mas existe certa dificuldade em se adequar um negócio ao mundo digital.
Fazer com que a marca apareça em meio a diversos outros nomes do mercado, possivelmente mais famosos, é uma tarefa árdua, e exige conhecimento por parte do profissional responsável por esse serviço.
Para isso, o Link Building, ou geração de links, é a estratégia mais utilizada, entre diversas outras ferramentas.
Além de atrair clientes através do clique nos links espalhados pela web, essa é uma prática que facilita muito o bom posicionamento de sua página nos mecanismos de busca.
Mesmo que o site tenha um ótimo trabalho de SEO, esteja totalmente otimizado e seu conteúdo seja bom, ainda é preciso pegar alguns atalhos para que os mecanismos consigam entender dessa forma.
Afinal, os link buildings ajudam a promover páginas do seu site, agrupando o maior número possível de links direcionando a ele.
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