Ser heavy user de internet não é requisito primordial para quem quer trabalhar com Mídias Sociais. Embora seja muito pedido, existe muito mais que o profissional precisa ter.
Conhecer a fundo as plataformas e saber qual tipo de conteúdo funciona melhor em cada uma para o seu público ou até mesmo para saber em quais canais ele está e como prefere consumir o conteúdo.
Dificilmente o público estará no Facebook. No primeiro trimestre de 2019, segundo o Statista, a rede fechou com 2,38 bilhões de usuários ativos por mês, no mundo todo. Apesar de todas as polêmicas e comentários como “ninguém mais usa o Facebook”, os números mostram o contrário.
O analista de mídias sociais desenvolve a presença online de uma empresa e ajuda a marca a se fortalecer no mercado digital.
O social media é a pessoa responsável por planejar e gerenciar conteúdos e campanhas estratégicas para Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, por meio da coleta de briefings com clientes, análises de personas e guidebook, acompanhando e analisando o desempenho dos perfis e principais KPI’s.
Responsável por cuidar dos perfis de uma organização, seja ela privada, governamental ou filantrópica, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.
Além disso, deve trabalhar em conjunto com mídia paga para impulsionar postagens nas redes sociais e realizar a criação de relatórios para apresentação de dados e acompanhamento de KPIs.
Ou seja, aplicando as estratégias corretas, ele busca o crescimento dos canais de redes sociais que ele gerencia.
Um bom analista de mídias sociais não é um mero “publicador” de conteúdo. Ele planeja, executa e acompanha os resultados.
No dia a dia de trabalho, o social media costuma acumular muitas tarefas. Parecem atividades simples, mas não são. Veja algumas funções atribuídas a esse profissional:
… precisa, em resumo:
Ser criativo para criar conteúdos que gerem engajamento naturalmente e mantenham um perfil atualizado e útil para o público. É entender a marca, entender o nicho e, principalmente, a cultura da empresa e mostrar isso com o conteúdo em texto, imagem e vídeo.
Saber planejar as publicações para que exista uma constância. Perfis empresariais não podem ter publicações esporádicas que não vão estimular o engajamento com a marca. A falta de publicação frequente ainda pode dar a impressão de ser um perfil “abandonado” e desatualizado quando um usuário for buscar pela empresa.
Ter uma visão analítica para saber os melhores horários, os tipos de conteúdo que mais geram engajamento do público, quais formatos mais atendem a cada objetivo e as oportunidades para o conteúdo a partir dos dados.
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