Como definir uma Persona e Porque você deve definir a sua Persona
Durante o processo de desenvolvimento do seu projeto, uma das etapas mais importantes é definir para quem você quer vender, a sua persona. Afinal, se você quer vender, alguém tem que comprar.
Além de ter alguém que compre, é crucial você conhecer e entender esse seu comprador, ou definir quem ele é. Possuindo essas informações, basta utilizar de forma produtiva para que toda decisão seja direcionada para aquele público.
Parece muito difícil achar um padrão, definir então parece impossível, mas é muito mais fácil do que se imagina, basta fazer as perguntas certas. Por isso, vamos entender melhor o que é Persona.
Pense num espaço físico para o seu negócio, com todos os detalhes que você colocaria lá. Uma pessoa entra e ela fica encantada com tudo, até com a cor da maçaneta que você colocou na porta. Ela se identifica totalmente com seu produto, e você tem como dever torná-la fiel a sua loja. Essa pessoa é o que chamamos de persona.
Persona é um personagem fictício que você cria, com todos os aspectos e características do consumidor que você quer atingir. É o seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais, sobre comportamento, idade, sexo, dentre outros.
Persona vs Público Alvo
A principal diferença entre a persona e público-alvo, é que o público alvo é algo maior, geral, um agrupamento de pessoas com determinados gostos e pensamentos, enquanto a persona é um ser específico, como um tiro certeiro.
Um exemplo de cada para ficar mais claro:
Público-alvo: Meu público-alvo são mulheres, de 40-45 anos, possuem o ensino superior, classe B, com renda entre R$2.000,00 e R$4.000,00, apaixonadas por decoração e D.I.Y.
Persona: Mariana, 25 anos, estilista. Mora em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Formada em Design de Moda, trabalha em uma revista renomada falando sobre Moda. Sempre está nos maiores desfiles em Paris, Milão e etc. Se preocupa com que as pessoas das suas redes sociais estejam muito bem vestidas e com muito estilo.
Percebe como público-alvo você “tentaria” atingir não uma pessoa, mas um grupo? Uma sociedade consumidora? Já a persona você quer atingir uma “pessoa” diretamente.
Porque criar uma Persona?
Criar personas é fundamental para o Marketing Digital. Criamos a persona para que nossa mensagem atinja as pessoas certas, e assim, ter maior sucesso.
Sem ter a persona definida no início do projeto, ele irá se perder, e não irá atingir ninguém. Imagine você montar uma loja de automóveis para crianças, ou uma churrascaria vegana. É inviável, você deve saber exatamente a persona que quer atingir.
Como definir uma Persona
Entendendo o que é a persona, e as vantagens, você precisa definir a sua persona. As pessoas que você quer atingir devem responder algumas perguntas. Você pode deduzir, ou fazer uma pesquisa de campo e entrevistar pessoas.
Você precisa entender a cabeça do seu consumidor. Sair da posição de vendedor, e refletir como será o seu consumidor e o que ele gostaria de consumir.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...