A educação tem como objetivo ensinar ao ser humano para que ele tenha conhecimento de algo e saiba desenvolvê-lo na prática ao longo da vida. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a educação financeira tem como propósito fazer com que as pessoas aprendam a administrar o próprio dinheiro, de forma honesta, praticando princípios financeiros saudáveis com o objetivo de prosperar cada vez mais.
Com o estudo das finanças, é possível desenvolver a habilidade de investir os próprios recursos adquirindo confiança para alcançar os objetivos. A formação financeira oferece diversas vantagens como planejamento financeiro pessoal, aprendizagem em administrar o próprio consumo, além de minimizar as dificuldades e problemas que possam surgir eventualmente, prevenir e até mesmo impedir endividamentos, inadimplências, descontrole e insegurança orçamentária.
A educação financeira é fundamental para o progresso social e econômico de um país. Uma população educada financeiramente, não só saberá gerir melhor seus salários e bens como passará a entender melhor sobre economia e mercado. Assim, como consequência tende a apresentar uma educação política de qualidade, compromisso social e valorização do trabalho.
Sendo assim, muitos governos, associações e iniciativas privadas investem em programas de educação financeira no Brasil para conscientizar a população sobre sua importância e de colocar em prática o aprendizado. Ações como esta ajudam a evitar, por exemplo, altos graus de endividamento, o que prejudica a economia do país como um todo.
Embora seja possível acessar muitas informações por meio de pesquisas na internet, também é preciso focar em conceitos essenciais. Por isso, tanto iniciantes quanto investidores mais experientes podem recorrer a livros para aprender sobre educação financeira,existem muitos bons livros para começar a estudar.
Com dicas práticas, a obra de Gustavo Cerbasi permite que você identifique tanto seu perfil de investidor quanto de consumo.
A partir disso, apresenta dicas úteis para cuidar da sua vida financeira, desde a administração de dívidas e o uso de crédito até como declarar o Imposto de Renda ou fazer investimento.
Considerado um dos livros mais populares sobre o uso do dinheiro, o título assinado por Robert Kiyosaki aborda a importância do ensino sobre finanças para crianças, jovens e adultos.
Por meio de um raciocínio composto por teorias apresentadas de um modo simples, ele busca fomentar a inteligência financeira.
Benjamin Graham é considerado o mentor de investimentos de Warren Buffett, um dos maiores investidores da história. Ele também foi o responsável por desenvolver a estratégia value investing, que busca ações negociadas por um preço menor do que realmente valem.
Em seu livro mais famoso, Graham explica sua teoria focada no valor de investimento e mostra como qualquer pessoa pode tomar decisões melhores ao operar no mercado de ações.
Além de mudar suas atitudes, a educação financeira exige uma mudança de pensamento e visão sobre o dinheiro. É por isso que a obra de T. Harv Eker pode ser importante em sua formação.
Mais que um curso de educação financeira, o título mostra como você deve mudar sua visão sobre o dinheiro e como adotar hábitos de pessoas bem-sucedidas. A proposta do autor é que, ao final, você seja capaz de trocar uma visão destrutiva por novos modos de agir em seu cotidiano.
Escrito originalmente em 1937, o livro de Napoleon Hill é baseado em dados obtidos em análises e estudos que duraram mais de 20 anos. O autor buscou entender o que levou mais de 15 mil pessoas ao sucesso financeiro — incluindo cifras milionárias.
Ao longo de suas páginas, o título apresenta 13 pontos, chamados de princípios, que norteiam a filosofia financeira desenvolvida por Hill.
CONCLUSÃO
Esta pesquisa permitiu perceber como a educação financeira está diretamente relacionada ao bem-estar, pois ela exerce uma influência extremamente positiva na qualidade de vida do indivíduo. Essa percepção inicia-se no momento em que a pessoa compreende, por meio do ensino e da aprendizagem, que ter dinheiro não depende tão somente do quanto se ganha, mas, principalmente, do quanto se gasta e dos hábitos e da disciplina para reduzir esses gastos.
Observou-se que a educação financeira é um processo transformador e fazer um planejamento financeiro pessoal é indispensável, considerando que esta é uma prática que auxilia no sucesso para alcance dos objetivos de curto, médio e longo prazo, de forma digna e segura.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...