O que é e quais as vantagens do CSS3

O que é e quais as vantagens do CSS3
Design

29/11/2021

Vamos entender melhor o CSS, o que é, as vantagens  e outras coisas.Vamos lá!! 

O que é CSS?

CSS é uma linguagem de estilo, também conhecida como folhas de estilo em cascata. É usada para personalização visual de um site. Ou seja, elas servem para otimizar o conteúdo das páginas e permitir uma apresentação mais amigável para o usuário.

Por essa razão, o CSS complementa o HTML, que tem como função apenas a estruturação e marcação dos principais componentes das páginas. Nesse sentido, para entender CSS, é preciso saber HTML.

O HTML cria a ordem dos elementos e a forma básica, como um esqueleto, e o CSS é o que deixa o website visualmente atraente, como o corpo e as roupas que vestimos. Sua criação foi motivada justamente por essa necessidade de mais estilização e também pela limitação de aplicar personalizações com os arquivos HTML.

As folhas de estilo trabalham com um grande conjunto de informações visuais, como fontes, cores, grids e frames, posicionamento de elementos, relação entre componentes, bordas, margens e sombras. Se um desenvolvedor quisesse alterar tudo isso antes da criação de uma linguagem para estilização, teria que editar o código de cada arquivo HTML por vez. 

Como um site é geralmente composto de inúmeros arquivos e páginas, a inserção de pequenas configurações visuais em cada um deles consumia uma quantidade muito grande de tempo e esforço das equipes. Em função disso, Håkon Wium Lie apresentou o CSS em 1994, como uma ferramenta organizada que lida com esse problema e o resolve de maneira simples e prática.

Vantagens do CSS3

  • Há várias vantagens em se usar o css3,vou citar algumas delas nesse post.
  • Você tem um controle total da apresentação e manutenção do site a partir de um arquivo,o arquivo central,assim fica mais fácil de controlá-lo;
  • Fica mais fácil e ágil fazer o redesign do site,pelo motivo de ser controlado por um único arquivo;
  • Há uma redução no tempo de carga dos documentos da web,essa redução pode chegar a 70%;
  • Ele é adequado de uma maneira simples aos padrões de acessibilidade e usabilidade propostas pela W3C;
  • É possível a elaboração de documentos grandes,mesmo com aplicações ou mudanças de outros usuários;E por fim,mas não menos importante,
  • Um aumento na portabilidade dos documentos da web,que junto com a redução de carga (nº 3), torna mais fácil o uso de documentos da web.

Quais são as regras e comandos básicos?

Além de tudo, o CSS é uma linguagem limpa e simples, mesmo assim, é sempre bom contar com dicas para acelerar o processo de aprendizagem da linguagem CSS. Além de ser organizada sempre com seletores, propriedades e valores, a tecnologia permite que os programadores compreendam facilmente o que está sendo feito. O requisito inicial é conhecer um pouco de inglês para saber do que se tratam os comandos.

Seletores são os componentes HTML que o programador deseja modificar e estilizar. As propriedades são os aspectos que serão configurados, enquanto os valores são a forma como o desenvolvedor configura esses fatores.

Vamos pegar um comando simples para usar como exemplo: “h1 {color: red;}”. Nesse caso, o h1 é o seletor, que indica que estamos trabalhando em alguns subtítulos do texto. A propriedade “color” denota que eu quero mudar a cor da fonte, já o “red” estabelece o valor, que é vermelho. Ao salvar isso e conectar essas configurações a arquivos HTML, todos os meus títulos h1 estarão em vermelho. 

Como está o mercado?

A relevância do CSS tem acompanhando o crescimento da demanda por desenvolvimento web, no geral. A procura por aplicações responsivas aumentou ultimamente, por conta do uso cada vez mais frequente de smartphones e tablets para acesso à internet. Por essa razão, saber programar layouts flexíveis é uma boa habilidade para se ter hoje.

Da mesma forma, as empresas desejam personalizar ao máximo seus sites, pensando em uma boa impressão visual e na tradução da identidade da marca para o design. As folhas de estilo são imprescindíveis nesse sentido, pois, como já vimos, facilitam definições globais, o que viabiliza maior customização.

Vale lembrar, contudo, que o CSS trabalha com as configurações HTML. Elas se complementam, ou seja, não são concorrentes.

As duas, por sua vez, cooperam com o JavaScript para a criação da parte visual da web, de modo a gerar animações, interatividade e o dinamismo necessário para o padrão moderno de desenvolvimento. Assim, é interessante estudar essas outras tecnologias também.

O CSS é uma linguagem de estilo que permite diversas configurações para otimizar os sites visualmente. Mesmo com o avanço e evolução da tecnologia, continua sendo uma opção mais leve e simples para resolver problemas no desenvolvimento web. 

 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo