O metaverso é uma das grandes tendências para 2022.
Um universo virtual inteiro, onde cada pessoa possa ser, fazer e construir o que quiser. Essa é uma definição que se encaixa perfeitamente no metaverso, termo que, desde o fim de 2021, se tornou uma das palavras mais buscadas da internet.
O mundo virtual proposto pela Meta e por outras gigantes da tecnologia utiliza recursos avançados, como realidade virtual e aumentada, para permitir que as pessoas interajam entre si por meio de avatares 3D.
Para entender melhor o conceito de metaverso, compare com a internet de hoje. Atualmente, as redes sociais são as principais mediadoras do ambiente virtual. E a “vida digital” é acessada com celulares e computadores. Com o metaverso, a experiência será muito mais imersiva. Mais do que navegar na internet, será possível vivenciá-la por dentro.
Na prática, ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, será possível entrar um mundo virtual online que também incorpora realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação. Ou seja, como se trata de espaços fictícios, o céu é o limite e tudo é possível de ser inventado.
Entusiastas e empresas que estão investindo nesse tipo de tecnologia afirmam que todas as pessoas poderiam interagir, aprender, colaborar e jogar nos espaços do metaverso. Tudo isso de uma maneira muito mais completa do que se pode imaginar hoje.
Imagine que as reuniões virtuais de trabalho e lives de artistas que se popularizaram na pandemia poderiam acontecer em um espaço virtual, com muito mais interação, e sem sair de casa.
Importante dizer que este cenário ainda não é totalmente possível. Muitas das tecnologias necessárias para que o metaverso se torne real ainda precisam ser desenvolvidas. Equipamentos como óculos de realidade virtual precisam se tornar mais acessíveis à população em geral.
O termo metaverso surgiu pela primeira vez no livro de ficção científica “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992. Na obra, o personagem Hiro Protagonist é um entregador de pizzas na vida real. Mas, no mundo virtual, ele se transforma em um hacker samurai. Stephenson chamou essa realidade digital de metaverso.
Por mais que sejam necessários alguns equipamentos para acessar o metaverso, o termo não se refere a nenhum tipo específico de tecnologia, mas sim a uma ampla mudança na forma como interagimos com o mundo digital.
Não é possível descrever com exatidão como o metaverso vai funcionar na prática, já que ele ainda não existe na forma que o fundador do Facebook (agora Meta) o descreveu. O que se sabe é que todos os usuários teriam os seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas e acessórios, ir a shows e até fazer viagens. Tudo de maneira virtual
Por enquanto, passar um dia de trabalho no metaverso ainda parece um sonho distante. Também não existem projetos consolidados além de jogos como Roblox e Fortnite.
Durante a live de apresentação da Meta, Mark Zuckerberg afirmou que o metaverso pode fazer parte do nosso dia a dia nos próximos 5 ou 10 anos. Mas o único consenso entre os especialistas é de que esse não é um sonho para o curto prazo.
A tecnologia 5G, por exemplo, ajudaria a conectividade necessária para os equipamentos usados para entrar no metaverso. Afinal, a capacidade de transmissão de dados é fundamental para navegar por esse tipo de tecnologia.
O 5G é o padrão de tecnologia e quinta geração para redes móveis e de banda larga. Ela é cerca de 100 vezes mais rápida que o 4G, tem tempo de resposta mais ágil e é mais estável.
Mas, no Brasil, ela ainda está em fase de implantação e deve demorar de 2 a 4 anos para ficar disponível.
Já os óculos de realidade virtual ainda são poucos acessíveis. No Brasil, eles chegam a custar mais de R$ 4.000.
Então fica ligado nessas novas versões, o quanto a internet está evoluindo.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...