Influência da Tecnologia no Mercado de Trabalho

Influência da Tecnologia no Mercado de Trabalho
Desenvolvimento

29/03/2022

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

A tecnologia no mercado de trabalho já não é mais uma tendência, é uma realidade. A transformação digital aconteceu — e ainda acontece — em todos os segmentos do mercado, especialmente em razão da pandemia provocada pelo Covid-19.

O mercado de trabalho atual

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho já pode ser sentido por todos. Certamente, ao entrar em uma pequena ou microempresa de rua, você já deve ter percebido que elas usam ferramentas tecnológicas para executar as suas atividades. Reservadas as proporções, todos os empreendimentos fazem uso de algum tipo de software ou sistema interno para organizar, administrar e realizar os seus processos, como operacionais, administrativos ou financeiros.

Não há mais para onde correr! A tecnologia não é mais um diferencial, na atualidade, mas uma obrigação para qualquer empresa. Ao investir nesse quesito, é possível se tornar mais competitivo, principalmente em uma época em que a crise econômica tem assombrado muita gente, fazendo com que cada detalhe de um negócio conte como um ponto a mais.

Segundo o estudo ‘’A Revolução das Competências” do ManpowerGroup, apresentado no Fórum Econômico de Davos, no início de 2017, há uma estimativa de que a tecnologia vai alterar a dinâmica do ambiente de trabalho, fazendo com que em torno de 45% das atividades feitas por humanos sejam automatizadas daqui a dois ou três anos.

A tendência é que ocorra a substituição das tarefas cognitivas e manuais por ferramentas avançadas, de modo que os trabalhadores assumirão funções mais satisfatórias e menos rotineiras.

Embora haja um aumento do uso de máquinas no setor empresarial, 64% das empresas dizem que o número de empregados não diminuirá, enquanto que 19% pretende aumentar a força de mão de obra, 12% quer enxugar as suas equipes e 5% ainda não sabem o que fazer.

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

Para compreender e visualizar esse cenário, basta pensar na Revolução Industrial em 1760. Afinal, a criação de máquinas substituiu funções que antes eram exercidas pelos trabalhadores, o que provocou demissões e extinção de cargos. Entretanto, o impacto da tecnologia também resultou no surgimento de novas profissões ligadas à criação, produção e manutenção desses novos recursos tecnológicos.

Porém, para estar do lado dos profissionais com maiores oportunidades no mercado de trabalho ao invés daqueles que perderam os seus empregos, é necessário investir em qualificação profissional. Isso porque, com novas tecnologias, é cada vez menor a demanda por profissionais que ocupam cargos considerados menos complexos, enquanto é cada vez maior a procura por profissionais qualificados. E o caminho para isso, claro, é o ensino superior.

Por isso, apostar em cursos de Sistemas de Informação e cursos de Jogos Digitais é uma excelente ideia para contar com uma carreira profissional bastante promissora e com ótimas perspectivas de futuro. Afinal, profissionais da área de TI são muito bem remunerados e têm um bom índice de empregabilidade.

Os profissionais devem desenvolver novas habilidades

Ainda conforme o estudo realizado pelo ManpowerGroup, três entre quatro líderes empresariais entendem que a automação exige que os profissionais desenvolvam novas competências, visto que a tecnologia vai substituir as tarefas consideradas mecânicas e rotineiras e que ainda são executadas a partir do trabalho humano.

Por isso, espera-se que os trabalhadores aprimorem as suas características humanas, que são essenciais no ambiente de trabalho, como a inteligência emocional e a criatividade, que facilitam as relações entre as pessoas, e a flexibilidade cognitiva, que é a habilidade de encontrar e identificar as condições de ligações e negociações.

 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...