Qual é a relação entre trabalho e tecnologia?

Qual é a relação entre trabalho e tecnologia?
Desenvolvimento Pessoal

31/03/2022

Após anos de evolução social, as relações de trabalho se tornaram cada vez mais especializadas, baseadas em expertises outrora inexistentes e em tecnologias criadas nas eras industriais e, principalmente, a partir do surgimento dos computadores, que trouxeram mais comodidade e celeridade para o cotidiano.

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

Para compreender e visualizar esse cenário, basta pensar na Revolução Industrial em 1760. Afinal, a criação de máquinas substituiu funções que antes eram exercidas pelos trabalhadores, o que provocou demissões e extinção de cargos. Entretanto, o impacto da tecnologia também resultou no surgimento de novas profissões ligadas à criação, produção e manutenção desses novos recursos tecnológicos.

Porém, para estar do lado dos profissionais com maiores oportunidades no mercado de trabalho ao invés daqueles que perderam os seus empregos, é necessário investir em qualificação profissional. Isso porque, com novas tecnologias, é cada vez menor a demanda por profissionais que ocupam cargos considerados menos complexos, enquanto é cada vez maior a procura por profissionais qualificados. E o caminho para isso, claro, é o ensino superior.

Por isso, apostar em cursos de Sistemas de Informação e cursos de Jogos Digitais é uma excelente ideia para contar com uma carreira profissional bastante promissora e com ótimas perspectivas de futuro. Afinal, profissionais da área de TI são muito bem remunerados e têm um bom índice de empregabilidade.

Logo, o impacto da tecnologia no mercado de trabalho corresponde ao surgimento de novas profissões e maior demanda por profissionais qualificados e capazes de lidar com os recursos tecnológicos. Portanto, a importância do ensino superior é cada vez maior.

A ascensão do mercado de tecnologia

As empresas são cada vez mais dependentes da automação proporcionada por ferramentas digitais. Dessa forma, o mercado de tecnologia está sempre em constante ascensão para atender às necessidades das empresas e startups. Além disso, o período de isolamento social, provocado pela pandemia do COVID-19, trouxe ainda mais relevância para os profissionais responsáveis pela transformação digital do mercado.

O resultado do trabalho de quem se forma em um curso de Sistemas de Informação está presente no nosso dia a dia: sites, e-commerces, aplicativos, jogos, aulas e reuniões online, softwares, entre outros. Por isso, esse profissional é tão essencial e o mercado de tecnologia não para de crescer.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024. Porém, a estimativa é que, por falta de profissionais qualificados, 150 mil vagas não vão ser preenchidas. Ainda segundo a Brasscom, existe um déficit de 24 mil especialistas anualmente no Brasil.

Ou seja, sobram oportunidades para os profissionais de tecnologia no mercado de trabalho. Portanto, está claro que essa é uma profissão em ascensão e existe ainda muita margem para o crescimento e desenvolvimento da área no mercado.

Conclusão

A Revolução industrial foi um processo de grande transformação social, econômica e tecnológica ocorrido nos séculos XVIII e XIX, sendo que o capitalismo e as relações de trabalho se transformaram significativamente, projetando seus efeitos até os dias atuais. 

Diante desse processo de transformação tão intensa, muitos pensadores se inclinaram a examinar o significado da “máquina” (obra do homem) e das modificações decorrentes da crescente substituição dos modos tradicionais de trabalho pelas implementações tecnológicas, criando o chamado “desemprego tecnológico”.

As relações individuais de trabalho ainda sofrerão sérias modificações, em alguns casos trazendo benefícios e, em outros, malefícios. Os estudiosos indicam algumas modificações significativas: (a) no campo das efemeridades profissionais, com diminuição notável de alguns setores e aumento em outros, pela centralização de tarefas em computadores; (b) mudanças nos métodos de trabalho, com o trabalho a distância e informatização dos sistemas de controle.

A tecnologia é benéfica quando utilizada para proteger o trabalhador (doenças e acidentes, substituir o homem em trabalhos extenuantes), além de permitir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O desemprego, além de ser um problema econômico, é um problema social, político e pessoal.

Os jovens, os trabalhadores pouco qualificados e determinadas profissões são os trabalhadores que mais serão afetados pela tecnologia, que substituirá a mão de obra pela máquinas.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...