Você já parou para pensar que a administração está envolvida em tudo que te cerca? É comum achar que a administração está presente somente dentro de empresas e escritórios, mas isto é um grande equivoco. Pare para pensar, consegue identificar onde mais a administração pode estar presente?
Praticamente em tudo na nossa vida,temos uma parte de organização e administração presente no nosso dia a dia.
As funções administrativas são de suma importância e devem estar sempre alinhadas. Elas se dividem em tarefas de planejamento, organização, direção e controle. Atividades fundamentais em qualquer etapa do processo.
Uma boa gestão administrativa contribui para um bom resultado ao longo de todo o processo, que começa na definição dos objetivos empresariais com um plano de negócios estruturado. De maneira estratégica, esse plano é operacionalizado de forma a seguir métodos que resultem em excelência. Além disso, uma gestão assim traz benefícios pontuais:
- Visão ampla do negócio - Um bom administrador possui visão sistêmica dos diferentes departamentos e sabe usar essa integração para impactar positivamente essa troca de informações necessária entre cada um deles.
- Manutenção da saúde financeira - O departamento financeiro demanda uma gestão administrativa assertiva para controlar gastos, reduzir custos e otimizar resultados.
- Aumento da produtividade - Uma boa gestão de pessoas corrige falhas e desenvolve talentos, além de motivar e melhorar o ambiente de trabalho.
- Tomada de decisão - A gestão administrativa permite que as decisões sejam mais assertivas e baseadas em dados que são convertidos em informações relevantes para os gestores.
Também é necessário considerar a administração como uma ciência social, que no seu conceito ela existe para apoiar, para ajudar, e sua missão só é valida quando respeita os princípios da ética e moral sem comprometer o futuro das instituições, da comunidade e da nação, ou seja, como atividade que mais colabora com a melhoria da qualidade de vida.
Conclui-se assim que administrar é o processo de fluir e conduzir o comportamento das pessoas para garantir a sobrevivência, o crescimento e a saúde nas organizações, podendo-se dizer que de suma importância em qualquer tipo organização social.
De modo geral, a administração é responsável pela organização da empresa como um todo, ou de um departamento ou unidade operacional em específico. Seu papel é mais orientado a estabelecer políticas, planos, procedimentos e objetivos organizacionais.
Com foco maior voltado para processos, a administração se ocupa de aspectos mais técnicos e estratégicos do negócio, buscando identificar oportunidades que atendam aos propósitos da empresa.
Por outro lado, a gestão empresarial está mais direcionada a orientar as operações da empresa, garantindo que todos os processos sejam executados conforme o previsto, evitando falhas e desvios de percurso.
A função da gestão empresarial é mais voltada ao caráter operacional, com papel de direcionar onde e como chegar a um determinado objetivo. Como é complementar à administração, a gestão deve impulsionar a empresa rumo às suas metas e objetivos, buscando o alinhamento entre o topo e a base da hierarquia organizacional.
Enquanto a administração é quem controla a organização e decide sobre questões estratégicas de longo prazo, a gestão é que sustenta essas decisões. E, dessa forma, move as engrenagens da empresa, garantindo a eficiência de todos os processos.
No entanto, vale ressaltar que as duas áreas estão cada vez mais relacionadas em virtude do crescente dinamismo no mundo corporativo. O limite entre gestão e administração está ficando cada vez mais estreito, sendo de fundamental importância que elas atuem em conjunto para atingir os objetivos e resultados almejados pela empresa.
Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...
→ Leia mais...Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...
→ Leia mais...É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...
→ Leia mais...