Qual a diferença entre vendedor interno e externo? A diferença se refere mais ao ambiente, ou seja, ao lugar em que a negociação é realizada, do que pelo processo. Enquanto empresas mais tradicionais e de alto ticket privilegiam as vendas externas, as mais enxutas costumam ter como foco as internas. Porém, companhias com visão mais global, geralmente, contam com esses dois tipos de abordagem comercial.
Hoje, com as novas tecnologias, é muito mais fácil encurtar distâncias e fazer um atendimento bem feito de forma remota.
Vamos conceituar os dois métodos separadamente abaixo para facilitar a compreensão de cada um.
A venda externa é um método no qual o time de vendedores ou representantes comerciais, dependendo do processo de vendas da empresa, vai até o cliente fazer o atendimento. Ou seja, é toda venda que acontece fora do ambiente da empresa.
Depois de identificar uma oportunidade, o profissional vai à sede da empresa do cliente na cidade ou fora dela para apresentar presencialmente o produto ou serviço e as vantagens da solução.
A venda interna, também chamada de Inside Sales, é outro método de venda em que a estrutura de atendimento acontece dentro da empresa.
Ou seja, usando telefone, e-mail e ferramentas de videoconferência, o vendedor não se desloca para fazer contato. O relacionamento com o cliente acontece 100% remoto e on-line.
A principal diferença entre vendas internas e externas é o meio utilizado para chegar ao cliente.
Enquanto nas vendas internas os vendedores usam ferramentas digitais (e-mail, chat, redes sociais), telefonia e videoconferência, nas vendas externas o vendedor está em campo e em contato direto com o cliente.
As vendas internas e externas estão passando por uma fase de transformação. A maioria das empresas adota um modelo híbrido que combina as vantagens dos dois modelos em um.
À medida que você decide qual modelo de vendas é ideal para você, considere seu modelo de negócios e o tipo de produto ou serviço que você vende. Em alguns casos, as vendas internas podem ser mais eficientes do que as vendas externas e vice-versa. Por exemplo, cursos on-line curtos geralmente podem ser vendidos remotamente, mas programas e serviços educacionais complexos exigem uma abordagem pessoal. Seu orçamento também tem uma grande implicação na escolha de modelo de vendas. As grandes corporações podem ter a capacidade de pagar despesas de viagem e ferramentas de vendas avançadas para representantes de vendas externas, enquanto startups e pequenas empresas podem aproveitar tão eficaz a solução como as vendas internas. Por fim, considere em que fase do ciclo de vendas estão seus compradores. Eles podem se sentir cômodos se você comunicar com eles por e-mail no início, mas à medida que a etapa de decisão de compra se aproxima, eles provavelmente vão querer vê-lo pessoalmente para sanar as últimas dúvidas.
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