Qual a diferença entre carreira e profissão

Qual a diferença entre carreira e profissão
Desenvolvimento Pessoal

24/10/2022

Sempre que nos deparamos com decisões as serem tomadas em nossas vidas profissionais, seja quando vamos escolher uma faculdade e curso, ou mudar no caminho, precisamos entender a diferença de “Profissão” e “Carreira”.
Então vamos lá conhecer um pouco mais sobre o tema?!

E qual é a diferença?

Profissão é aquilo que nos formamos para ser. É o curso que você se dedicou anos para aprender sobre a área. A profissão de quem estou Publicidade é publicitário (a), por exemplo.
Já a carreira pode ser considerada a jornada pelo qual o profissional seguiu ou deseja seguir. É o estilo de vida, com base na profissão que se formou, e o tipo de atuação que se deseja ter. Ou seja, se vai  utilizar a profissão para ser um pesquisador, professor, atuar em segmentos, nichos e etc. Ah, e inclusive, durante a carreira é possível mudar de profissão, fazer outra faculdade, ou outro curso, e optar por um caminho diferente.
A carreira é o macro, envolve tudo o que você faz em relação ao seu trabalho e vida profissional. Já a profissão é a sua área de atuação, que pode mudar.

Por que é importante saber?

No mercado passado, a profissão influenciava muito a carreira que você seguiria. Por exemplo: Escolhi ser médico, e por isso, sei que meus dias serão atender em clínicas ou consultórios. Mas com o mercado atual, as pessoas entendendo mais sobre carreira e autoconhecimento, a profissão e carreira, passam a serem mais flexíveis, e muito mais alinhada com as individualidades. Porém se o profissional não entender e estruturar as relações de profissão e carreira, pode se pegar no pensamento do mercado antigo, e passar a vida realizando algo sem proposito.
Pois agora, essa flexibilidade traz aos profissionais a possibilidade de realização profissional e de aceitar mudanças que o tempo pode exigir, como:

Um profissional cursou veterinária, abriu sua clínica e começou a tratar os animais. Em um determinado tempo, viu que não gostava de rotina e queria poder trabalhar de qualquer lugar. Ele tem várias possibilidades: Usar sua profissão e buscar carreiras diferentes dela (ex: palestrar, ser pesquisador de campo, trabalhar com marcas famosas voltadas ao mercado animal e outros) ou buscar profissões diferentes (ex: programador, marketing digital e outros), mas em ambos o caso, entender que a sua expectativa de ter mais flexibilidade deve ser atingida pela nova carreira, independente da profissão escolhida.

 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...