Quais as desvantagens da venda interna?

Quais as desvantagens da venda interna?
Desenvolvimento Pessoal

16/03/2022

Outbound ou inside sales? Você já pensou qual alternativa seria mais vantajosa para sua empresa? Será que é possível optar por vendas externas e internas ao mesmo tempo? Pois é, avaliar qual método de vendas é mais adequado para determinado negócio depende de uma série de fatores que deverão ser analisados pelos gestores.

Apesar de alguns aspectos ainda serem muito valorizados pelos consumidores — como atendimento ao cliente de qualidade e produtos/serviços de excelente nível —, as exigências dos consumidores mudaram muito com o tempo. Hoje, eles buscam vantagens que a tecnologia oferece, como inovação, praticidade e economia de tempo.

Quais as vantagens e desvantagens das vendas internas?

Nas vendas internas, assim como nas externas, existem vantagens e desvantagens. Confira!

Vantagens:

  • mais prática e conveniente, tanto para o colaborador, quanto para o cliente, visto que a venda é efetivada sem a necessidade de ambos se locomoverem — isso poupa tempo e custos com transporte;
  • é a melhor estratégia para quem adota o marketing digital, bem como para os setores de tecnologia;
  • aumenta a produtividade;
  • reduz gastos com deslocamento e transporte;
  • possibilita maior conversão de leads;
  • recomendado para vendas B2B.

Desvantagens:

  • os resultados concretos surgem a longo prazo;
  • o poder de persuasão é um pouco menor, já que não há o olho no olho, como no caso da venda externa

Configurar o CRM para diferenciar Inbound e Outbound leads

O CRM (técnica de gerenciar as relações entre uma empresa com seus clientes) é uma ferramenta essencial no processo de vendas, que utiliza venda externa e interna. Por isso, é importante que os colaboradores conheçam a procedência de cada contato.

Os clientes de práticas de inside sales precisam de atenção imediata, pois é mais fácil que desistam da compra. Já os provenientes de outbound não dependem de tanta rapidez.

Os clientes de práticas de inside sales precisam de atenção imediata, pois é mais fácil que desistam da compra. Já os provenientes de outbound não dependem de tanta rapidez.

Contato personalizado

Os clientes originados pela venda interna necessitam de um primeiro contato por meio e-mail marketing, redes sociais e mensagens eletrônicas. No entanto, esse contato deve ser personalizado, focando no interesse do consumidor.

Para os gerados pela venda externa, com os quais já houve um primeiro contato mais humanizado, é possível considerar também a utilização dos mesmos meios citados acima — o que contribuirá para a sua tomada de decisão.

Independentemente da modalidade que os gestores escolham para uma empresa, as vendas externas ou internas dependem de algumas métricas que devem ser bem pensadas, a começar pelo atendimento ao cliente de excelência. Só assim é possível evitar determinados problemas que interfiram no sucesso das vendas.


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