Profissional liberal: o que é e como se diferencia do trabalhador autônomo?

Profissional liberal: o que é e como se diferencia do trabalhador autônomo?
Desenvolvimento Pessoal

16/09/2022

Agora que você já tem uma idéia sobre o como buscar uma profissonal que mais se encaixa no seu perfil, hoje no mercado existe classificações de Profissionais.
Vou abordar nesse post como diferencia-lo já que ficamos confusos, com tanta informação.
Vamos lá!

Quem pode ser considerado profissional liberal?

O profissional liberal tem formação técnica em determinado ramo / área do conhecimento, que pode ser obtida pela graduação ou curso técnico. Ele é registrado em um conselho de classe ou ordem – como

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo. Ou ainda como pessoa jurídica com CNPJ.
Quando vende o seu trabalho como profissional liberal, a maior parte dos tributos que ele paga é referente aos serviços prestados. Nesse caso, devem ser pagos o Imposto de Renda, como pessoa física ou jurídica, INSS, PIS e ISS.

Se estiver registrado em conselhos e sindicatos, precisa reservar parte da renda para o pagamento de taxas desses órgãos. Em muitos casos, profissões regulamentadas, não permitem o exercício sem essa vinculação. 

Desvantagens de ser um profissional autônomo

  • Instabilidade financeira;
  • Assumir diversas responsabilidades;
  • Não tem direito à férias ou outros direitos trabalhistas;
  • Não está representado por conselho ou órgão.
  • Como seu pagamento não está vinculado a emissão de NF, não é possível ser enquadrado como Simples Nacional por exemplo, o que aumenta a carga tributária.

E o que é um trabalhador autônomo? Qual a diferença para o liberal?

É comum confundir profissional liberal com trabalhador autônomo, mas é importante dizer que ambos têm características diferentes. 

O trabalhador autônomo é aquele que trabalha por conta e não necessariamente têm uma formação – ou seja, qualquer pessoa pode ser tornar um. Essa é a principal diferença entre o trabalhador autônomo e o profissional liberal. 

Algumas das profissões mais comuns são diarista, cabeleireiro, comerciante, esteticista e prestador de serviços.
Outra característica é que o autônomo pode prestar serviços a empresas, mas não pode ter vínculo empregatício com ela – diferentemente do liberal.

Por fim, quem é trabalhador autônomo pode se tornar Microempreendedor Indivual (MEI) para formalizar o negócio e ganhar direitos trabalhistas. Já o profissional liberal que quer abrir uma empresa deve escolher outros tipos, como mencionado acima.

Como ser um profissional liberal ou se tornar um autônomo?

Existem diversos tipos de profissionais liberais. Para se tornar um deles, precisa basicamente de uma coisa: conhecimento. Escolha uma graduação ou curso técnico para ter uma especialização em alguma área e com o diploma, procure o órgão regulamentador da sua categoria ou sindicato. É necessário registrar seu documento para poder exercer a profissão e, em alguns casos, passar por um teste de conhecimento, como a prova da OAB.

Já para ser um autônomo, um dos primeiros passos é a regularização da atuação profissional. Entre as opções, existe o Microempreendedor Individual (MEI). O cadastro pode ser feito pela internet no Portal do Empreendedor. É rápido e fácil e você mesmo pode fazer de maneira online. É importante não prestar serviço de nenhum tipo sem estar regulamentado pois no futuro poderá ter problemas legais e até pagar mais impostos.

Além disso, é necessário ter o registro profissional em dia para exercer algumas profissões, como advogados, médicos, psicólogos, arquitetos e engenheiros.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...