O Que é a Manutenção de Software e Para que serve?

O Que é a Manutenção de Software e Para que serve?
Desenvolvimento Pessoal

24/02/2022

Diante desse fato, entender o significado e abrangência do termo manutenção de software pode auxiliar organizações e profissionais interessados no tema a melhor conduzir seus esforços quando precisam manter seus produtos.

Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta de auxilio para a equipe de manutenção. Que ajuda a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo da empresa. Este conceito foi introduzido na década de 70, a principio utilizado apenas em grandes empresas mas atualmente se faz necessário também para as pequenas e médias indústrias.

Sabemos que a vida de um software não termina após a sua implantação. Ele ainda viverá durante muito tempo. Será utilizado por anos, e com certeza, terá muitas atualizações, gerando novas versões do sistema. Nesse sentido, a manutenção é caracterizada pela modificação do software já entregue ao cliente, ou seja, a manutenção é qualquer alteração no software após sua entrada em produção.

Tipos de Manutenção

Além disso, a manutenção pode ser dividida em três tipos principais:

  • Manutenção preventiva: é caracterizada pela prevenção de falhas através da manutenção e correção antecipada do problema.
  • Manutenção preditiva: prevê falhas com base em análise de dados e aponta soluções para o problema. Grande compensação a longo prazo.
  • Manutenção corretiva: é feita após o aparecimento do problema, sem um planejamento prévio pela equipe de manutenção. Assim causando paralisação não programada.

Através dessas características, deve-se identificar e registrar todas as partes que foram afetadas pela modificação.

Para a manutenção de software, os sistemas devem sofrer mudanças de acordo com o contexto em que estão inseridos. Para melhorar o processo de manutenção devem ser levadas em conta as mudanças ocorridas no ambiente em que está inserido o sistema.

Na manutenção de software existem quatro fases que são introdução, crescimento, maturidade e declínio. Destaca-se que durante a fase de introdução existe um grande suporte ao usuário, período em que são concebidas as primeiras ideias sobre o sistema. As fases de maturidade e de crescimento do software são de ajustes, onde o sistema já está concretizado e muitas vezes correções aparecem naturalmente. Ainda na fase de maturidade, podem ser realizadas melhorias no programa. Durante essas fases é necessário que sejam realizados testes e atualização da documentação para avaliar as partes modificadas e acrescentadas na aplicação. 

Custos e Desafios

A manutenção de software é uma operação importante, pois consome a maior parte dos custos envolvidos no ciclo de vida de um software, e a falta de habilidade em mudar um software rapidamente, e de maneira confiável, pode causar a perda de oportunidades de negócio.

Embora não exista um consenso sobre o valor exato do custo atrelado à atividade de manutenção, as pesquisas na área apontam, na totalidade dos casos, sempre mais de 50% dos investimentos realizados no software. A razão do custo elevado deve-se, em parte, à própria natureza da atividade de manutenção, caracterizada principalmente pela imprevisibilidade. Além dos altos custos financeiros, essa é também a atividade que exige maior esforço dentre as atividades de engenharia de software. Pressman (2005) ainda completa que o grande esforço necessário na manutenção se justifica pela abrangência do significado desse termo no contexto de software.

A importância financeira atrelada à manutenção de software é ainda agravada quando se leva em consideração o risco para as oportunidades de negócio, que podem ser causadas pela falta de gerenciamento e compreensão total da dinâmica da atividade. Esse gerenciamento deve considerar três fatores: ferramentas, pessoas, processos, revelando-se, pois, uma atividade gerencial complexa.

Se por um lado a atividade de manutenção é dispendiosa, por outro, ela é um desafio para as organizações que precisam considerá-la em seu dia-a-dia. Não é de se esperar que uma empresa de grande porte troque todos seus sistemas somente pelo fato de que a tecnologia neles empregada está ultrapassada. Esses sistemas representam ativos importantes da organização e ela estará disposta a investir de maneira a manter seus valores.

Considerações Finais

A manutenção de software é uma atividade muito importante na prática das empresas de desenvolvimento de software. Apesar de sua importância, ainda é uma prática mal vista pela maioria dos profissionais, pouco estudada e entendida.

Nesse artigo foi possível conhecer um pouco sobre o que é a manutenção de software e suas principais características e os tipos existentes, além de conhecer algumas práticas e ferramentas de manutenção que auxiliam no desenvolvimento do projeto, e que devem ser consideradas para que as manutenções necessárias em um software sejam realizadas com o maior sucesso possível.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...