Educação Financeira: Dicas para o dia a dia

Educação Financeira: Dicas para o dia a dia
Desenvolvimento Pessoal

20/10/2022

Você já parou para pensar na importância da educação financeira pessoal? Se as dívidas e a falta de dinheiro no fim do mês são problemas recorrentes, está na hora de construir uma nova realidade.
Apesar de parecer comum para muita gente, o descontrole financeiro não é o estado normal das coisas.

Qual a importância da educação financeira pessoal?

A educação financeira, além dos benefícios que já falamos, pode proporcionar outra vantagem: lidar com seu dinheiro sem ser controlado por ele.
Com ela, você tem mais controle sobre as suas finanças e, consequentemente, uma melhor administração do dinheiro. Assim, fica mais fácil economizar dinheiro para adquirir um imóvel e sair do aluguel, ou ainda, pensar numa aposentadoria mais tranquila ou em uma boa faculdade para seus filhos.

Ser educado financeiramente é poder honrar todos os compromissos do dia a dia (contas de luz, telefone, água, aluguel, combustível, supermercado, etc). E ainda sim ter condições de fazer atividades prazerosas com pessoas queridas, como ir ao cinema, viajar, jantar fora, e curtir um happy hour com colegas de trabalho, por exemplo.
Enfim, os benefícios são muitos e variados, mas podemos resumir tudo em uma coisa só: qualidade de vida. Não só para você, mas para a sua família também.

1º dica: A primeira orientação é saber qual é a real situação das suas finanças. Realize uma pesquisa e saiba exatamente quanto, há quanto tempo e para quem você está devendo. Nessa lista devem entrar todos os débitos, inclusive aqueles bem pequenos, que eventualmente você tenha. Faça uma análise sobre suas fontes de receita. Saiba exatamente quanto você ganha e pode contar mensalmente.

2º dica: O passo seguinte é ver o que pode ser cortado do seu orçamento. Veja qual gasto está exagerado e pode ser eliminado. Na sequência, priorize o pagamento daquelas dívidas mais altas e cobram juros elevados.

3º dica: Caso haja endividamento no cheque especial ou no cartão de crédito, pague-os primeiro. É que essas duas modalidades de financiamentos cobram juros abusivos e podem ocasionar um verdadeiro efeito bola de neve.

Se você não possuir recursos para quitar essas dívidas, considere fazer uma troca e busque juros mais baixos. Em comparação com o cartão de crédito, o empréstimo consignado cobra uma taxa menor e pode ser uma opção para que você se organize.

Nesse momento complicado da sua vida financeira, é importante ainda renegociar os débitos com seus credores. Estude seus gastos e faça uma proposta de pagamento que esteja de acordo com suas possibilidades. Caso o pagamento seja à vista, negocie um desconto.

 


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...