Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não está conectado às redes sociais. Seja onde for, todos estão sempre com o celular em mãos dando uma olhadinha no que acontecendo no mundo virtual. Para se ter uma ideia, o Brasil tem aproximadamente 130 milhões de usuário no Whatsapp – aplicativo mais usado do país.
Nesse contexto, entram as redes sociais. A grande popularização dos sites e aplicativos ligados a ela fez com que elas se tornassem importantes não só para o lazer e para o social, como também para o profissional, garantindo a elas um espaço significativo no mercado de trabalho e “obrigando” as pessoas a saberem usá-las.
Nessa matéria, você encontra 10 dicas preciosas de como usar as redes sociais ao seu favor.
A primeira impressão é a que fica, principalmente nas redes sociais. Tenha uma imagem positiva e coerente com você. Tente criar uma marca pessoal, que interaja bem com seu trabalho e estilo de vida.
As redes sociais te aproximam de quem você admira e seguir profissionais renomados na sua área pode trazer boas ideias e oportunidades. À medida que você os conhece se aproxima deles, você se envolve e tem mais chances de atingir seus objetivos.
Nas redes sociais está liberado usar gírias, abreviações, memes e a linguagem mais descolada da internet, mas com moderação. Esteja sempre atento as regras gramaticais e ortográficas quando for escrever algo ou comentar um post. Aquele erro grave de português pode acabar com a sua credibilidade!
Se você está no LinkedIn, por exemplo, poste e compartilhe conteúdos agregadores e interessantes na sua área de atuação. Isso pode chamar atenção das empresas para futuros processos seletivos e você ainda ganha confiança dos seus colegas de profissão.
Destaque suas conquistas
Compartilhe suas promoções, projetos e conquistas. Seu marketing pessoal agradece!
Até as redes sociais privadas ou “fechadas” são passíveis de análise. Por conta disso, ter cuidado com o que é postado é crucial para que sua imagem profissional não seja prejudicada. A seguir, apresentamos alguns dos pontos que têm sido avaliados em relação às redes:
Vivemos a plena era das opiniões e dos julgamentos. Porém, nem tudo deve ser dito publicamente. Em se tratando do contexto profissional, analisa-se opiniões relacionadas a empresas, chefes e companheiros anteriores de trabalho, pois funcionários que criticam trabalhos anteriores e que tentam prejudicar a imagem de empresas nas quais já tenha trabalhado devem ser evitados.
Tudo o que você compartilha, reflete um pouco do que você é. Em relação aos compartilhamentos, durante a seleção, é necessário avaliar se o que você compartilha está de acordo com a cultura e os valores da empresa. Isso porque, atualmente, a partir dessa união entre mercado de trabalho e redes sociais, o funcionário representará a empresa mesmo “fora” dela.
Desvios gramaticais também podem se tornar um problema caso demonstrem que o profissional não está apenas utilizando uma linguagem informal. No ambiente virtual, “td eh possível”, mas é imprescindível que se escreva corretamente, seguindo, por exemplo, regras de concordância.
Respeito é a base de qualquer relacionamento social. Logo, candidatos que expressam visões preconceituosas, além de serem considerados criminosos, devem ser descartados para que isso não acabe prejudicando a imagem da empresa.
Afinal, as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que se está postando e como se estão utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.
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