Como se tornar um vendedor profissional?

Como se tornar um vendedor profissional?
Desenvolvimento Pessoal

10/03/2022

Aprender como ser um bom vendedor é possível. Para isso, é preciso reunir técnicas de persuasão, habilidades de comunicação e muita paciência. 

Não sabe como ser um bom vendedor?

Então, é hora de conhecer as habilidades e práticas essenciais para elevar os índices de vendas no fim do mês.

Quais são as qualidades de um bom vendedor?

É fato que um bom vendedor agrega diferentes qualidades, e eu poderia falar sobre inúmeras delas aqui.

1- Organização

Pense na rotina do vendedor, que deve atender vários clientes por dia, se lembrar das necessidades e ainda personalizar a abordagem para cada um.

Sem organização, a dinâmica simplesmente não funciona.

Quanto mais organizado o vendedor é em relação às informações do cliente, maiores são as chances de mantê-lo feliz em longo prazo.

2- Entregar valor é Solucionar o problema de alguém

O Profissional de Vendas é o principal responsável por identificar problemas e oferecer soluções. Essa é a essência de sua profissão.

Muitas pessoas se enganam ao achar que vender é convencer pessoas a comprarem algo que elas não querem ou não precisam ─ou, até mesmo, criar necessidades inexistes mas…─ isso é apenas uma ilusão: mudar a opinião de alguém é extremamente desgastante, cansativo e ineficiente ─para não falar praticamente impossível─ e “criar necessidades” é, na verdade, descobrir necessidades latentes (necessidades que já existem mas estão ocultas).

3- Relacionamento

Diferente da visão de que um vendedor precisa ter muitos relacionamentos para vender muito, o Profissional de Vendas mantém poucos e bons relacionamentos: assim, ele consegue se envolver com cada cliente de forma assertiva tanto para efetuar uma venda como para avaliar se as soluções entregues estão alcançando os resultados desejados.

Isso pode parecer contra-intuitivo no início mas, ao longo do tempo, isso se justificará pela satisfação e fidelização de clientes ─assim como no aumento das indicações e recomendações dos seus produtos e serviços.

4- Disciplina

Pode parecer estranho falar sobre manter a disciplina em uma profissão que no imaginário geral “acontece sempre e não tem horário fixo” mas, na verdade, a disciplina é fundamental para o Profissional de Vendas. Com ela, a manutenção de contatos e relacionamentos se torna um hábito quotidiano e, com isso, o vendedor consegue aumentar suas vendas gradualmente semana a semana, mês a mês.

Além disso, disciplina garante ao vendedor profissional a capacidade de executar todos os tipos de atividades que são sua responsabilidade como pesquisas de mercado, planejamento, prospecção, follow-up e customer love ─algo que seria realmente difícil se não fosse realizado de forma organizada e consistente.

5- Estratégia

Todo Profissional de Vendas tem de ser estratégico: se não o for, nunca conseguirá alcançar suas metas. A estratégia começa desde a capacidade de identificar oportunidades de novas vendas e vai até a capacidade de demonstrar como a solução ofertada resolverá o problema do cliente, o que é crucial para seu trabalho.

Isso pode parecer meio óbvio mas, quando um vendedor não possui estratégia, ele perde muito tempo com oportunidades que não dão em nada e isso afeta diretamente seus resultados.

6- Aplique técnicas de marketing digital

Aqui no blog, estou sempre falando da importância de uma boa estratégia de marketing digital para as vendas.

É claro que o contato offline é essencial, mas nem por isso você deve descartar o ambiente digital.

Bons vendedores usam o marketing digital para atrair leads, melhorar o relacionamento com os clientes e mantê-los informados sobre produtos.

Nessa hora, as redes sociais podem ser suas grandes aliadas.

Afinal, 96,2% dos usuários de internet estão presentes nelas, de acordo com o levantamento Social Media Trends 2019.

Entre os respondentes de empresas de pesquisa, 44,2% consideraram o engajamento com a audiência como a principal vantagem das redes sociais.

E 38,1% disseram que o principal benefício é o aumento das vendas e do número de clientes.

Outra alternativa é o e-mail marketing, que é adotado por 76,7% das empresas, segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends 2019.

Conclusão

Um bom vendedor é aquele que persuade o cliente, conhece bem o seu produto e avalia o próprio desempenho constantemente.

A ideia que quero transmitir a você no fim deste texto é que, mesmo que você não reconheça em si mesmo todas as habilidades das quais falei, sempre é possível evoluir e desenvolvê-las.

Para isso, lembre-se de que buscar aprendizagem contínua é essencial.

Aplicando todas as dicas que você acabou de ver, sem dúvidas, poderá notar um aumento considerável nas vendas.

E aí, o céu é o limite para você aprimorar as estratégias que funcionam para o seu público.

Agora é hora de inverter os papéis: eu quero saber quais são as técnicas que você considera eficazes quando o assunto é ser um bom vendedor.


 


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