Como o jovem faz a escolha de uma profissão?

Como o jovem faz a escolha de uma profissão?
Desenvolvimento Pessoal

28/10/2022

Para isso será necessário que conheça suas capacidades, seus interesses e sua motivação. É aí que a Orientação Profissional pode ser de grande ajuda, facilitando esse momento de escolha, auxiliando o jovem a compreender os vários fatores a considerar: aspectos pessoais, familiares e sociais.

Dificuldade na escolha:

Escolher uma profissão torna-se uma necessidade em determinada época de nossas vidas e os jovens têm grande dificuldade em fazer essa opção, principalmente porque o número de profissões aumenta cada vez mais e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e competitivo.
Nessa época o jovem está definindo sua identidade e, principalmente, querendo estabelecer o que quer ser na idade adulta. Para isso será necessário que conheça suas capacidades, seus interesses e sua motivação. É aí que a Orientação Profissional pode ser de grande ajuda, facilitando esse momento de escolha, auxiliando o jovem a compreender os vários fatores a considerar: aspectos pessoais, familiares e sociais. Conhecendo todas essas variáveis ele terá mais condições para definir melhor sua escolha.

Interesses:

São a força motivadora que orienta a escolha, mas é preciso considerar que os interesses vão mudando à medida que o aluno entra em contato com a lista de profissões que existem atualmente e que só tende a crescer, pois a tecnologia vai criando novos campos de trabalho.

Aptidões:

A hereditariedade, os traços de personalidade, a cultura, as influências das pessoas que vivem ao seu redor. Todos esses fatores irão interferir quando o aluno precisa tomar a decisão sobre o curso que irá frequentar. Também terão grande influência na escolha as relações familiares, principalmente entre pais e filhos, em que a profissão do pai ou da mãe irá pesar na escolha do aluno que se encontra numa difícil fase da vida que é a de estudar para se formar um profissional eficiente e, de preferência, satisfeito com a carreira que escolheu.

Como pais e escolas podem contribuir para esse processo?

Como mencionamos anteriormente, hoje as escolas possuem excelentes programas para que jovens do Ensino Médio saiam preparados para garantirem uma vaga na universidade através dos vestibulares, ENEM e do PISM. 

Isso é realmente algo positivo e importante, visto que as provas técnicas possuem certo nível de dificuldade e são bem concorridas. Contudo, é preciso que exista um equilíbrio entre o desenvolvimento técnico e comportamental para que os alunos possam, acima de qualquer coisa, fazer uma escolha assertiva da profissão. 

Pensando nisso, já existe uma proposta para essa transformação nas escolas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os conhecimentos, competências e habilidades, as técnicas e as sociocomportamentais, que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Existem muitas escolas que já começaram a pôr isso em prática, compreendendo e abraçando a ideia de que programas somente conteudistas não são mais o suficiente, a partir disso, elas podem optar por englobar o desenvolvimento de carreira, trabalhando em parceria com programas que já possuem esse foco. 

Contudo o caminho pela frente ainda é longo e essa não será uma adaptação do dia para a noite. Com a pandemia do COVID-19, por exemplo, muitas escolas ainda não conseguiram se adaptar a BNCC. 
Já para os pais com filhos neste momento da vida, é importante estar atento aos programas das escolas, se já há essa formação além das habilidades técnicas, ou então, buscar por orientação profissional, independente da escola oferecê-la ou não.

Além disso, os pais devem conversar com os jovens para entender as dúvidas deles e orientá-los da melhor maneira possível.

Procure uma Orientação Profissional com toda certeza vai ser uma divisor de aguas para esse jovem.

O aluno terá então uma noção prática do que irá encontrar na carreira que escolher.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...