9 Maneiras de Reduzir o Estresse no local de Trabalho

9 Maneiras de Reduzir o Estresse no local de Trabalho
Desenvolvimento Pessoal

05/08/2021

Vivemos hoje em um regime imediatista, onde tudo é urgente, tudo precisa ser feito o quanto antes e nem sempre nossa mente e nosso corpo dão conta de tudo isso. Na correria em que vivemos é muito fácil perder-se em meio a tantos compromissos e acabar estressado.

O estresse pode agir sobre várias áreas do organismo, causando, por exemplo: dores de cabeça, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, problemas de pele, asma, artrite, depressão e ansiedade. Evitar ou saber administrar o estresse é indispensável para manter a saúde. Para ajudar você nesse monitoramento, separamos os nove passos mais importantes para evitar ou diminuir seus níveis de estresse:

1. Saiba o que lhe causa estresse

O primeiro passo é analisar sua vida e sua rotina para identificar o que pode estar causando o estresse. Saber quais atividades, situações ou pessoas que causam tensão é imprescindível para mudar seus hábitos e diminuir o estresse.

2. Evite os compromissos desnecessários

Aprenda a dizer “não”. Selecione o que é importante e, sempre que estiver em dúvida, pergunte-se: esse compromisso é realmente necessário para mim?

3. Organize-se

Quando tudo está em ordem é mais fácil determinar o que é importante e o que tem prioridade. Ser organizado nem sempre é tão fácil, mas com certeza, tornará seu dia mais leve e mais produtivo.

4. Não se atrase

Procure fazer tudo com antecedência e estar preparado para imprevistos. Estar atrasado cria muita tensão e faz com que você execute suas tarefas com pressa, o que muitas vezes deixa a impressão de que foram mal feitas.

5. Não faça tudo ao mesmo tempo

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo passa a falsa impressão de produtividade, mas na verdade, impede que você esteja 100% dedicado a cada uma delas. Defina suas prioridades, esteja atento e presente. Faça o que é mais importante, uma coisa de cada vez.

6. Desacelere

Você deve saber a hora de diminuir o ritmo. Se o trabalho é uma loucura, procure sair dessa atmosfera ao deixar o trabalho. Trabalhe sua mente para que entenda que o momento é de relaxar e desacelerar.

7. Saia do trabalho

É preciso saber a hora de concentrar seu raciocínio no trabalho e a hora de se livrar dele. Ao sair do trabalho, permita que o trabalho também saia de você, aproveite o momento e o lugar onde está.

8. Exercite-se

É mais que comprovado que a atividade física reduz o estresse. Para isso, não é necessário frequentar uma academia, existem exercícios que você pode fazer em qualquer lugar. Apenas, mexa seu corpo, isso ajuda você a eliminar a tensão do dia.

9. Alimente-se bem

A alimentação vai fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa para funcionar corretamente. Quando se tem uma dieta equilibrada que supre as necessidades energéticas do corpo, sua disposição e produtividade aumentam. Corte da sua rotina alimentos pobres em nutrientes e coma apenas o necessário.


Posts Relacionados

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Gestor de tráfego: o que é como se tornar um?

Você possui um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes s...

→ Leia mais...
O que está em alta no mercado para vender?

O que está em alta no mercado para vender?

Não poder sair para a rua fez com que a sociedade olhasse mais para si, prioriza...

→ Leia mais...
Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

Dicas de gerenciamento de tempo para manter o foco e a produtividade

É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para...

→ Leia mais...
André Andrade

André Andrade


André Andrade e gerente de produtos desde 2005 e sócio diretor da Estúdio Site Ltda. Formado em Análise de Sistema, atuou no desenvolvimento de mais de 200 projetos, onde trabalhou no levantamento de requisitos, arquitetura da informação, design das telas, desenvolvimento e etc. Hoje possui grandes cases principalmente utilizando o Moodle, CMS Joomla e com o framework Bootstrap Twitter.

→ Veja o Perfil Completo